TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a Biociências

Por:   •  28/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.109 Palavras (21 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 21

1. O que é a neurulação? A partir de quais estruturas embrionárias se desenvolvem as vesículas cefálicas e o tubo neural?

  1. A neuroanatomia é a ciência que estuda as partes e as peças que compõe o sistema nervoso. O Sistema nervoso é formado a partir da enrolação, etapa do desenvolvimento embrionário que se desenvolve do tubo neural, as vesículas cefálicas e os somitos.
  • Tubo neural: dao origem a medula espinhal
  • vesículas cefálicas: dao origem encéfalo
  • somitos: dao origem ao sistema nervoso periférico (SNP)

AS dobras das pregas neurais formam o TUBO NEURAL

As VESICULAS CEFALICAS secundárias são: prosencefalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo

Os Somitos se formam a partir das cristas neurais

  1. A neurulação é o processo durante o desenvolvimento embrionário no qual o tubo neural é formado, dando origem ao sistema nervoso central. O tubo neural se desenvolve a partir das vesículas cefálicas (ou primitivas), que são estruturas embrionárias que se formam na região cranial do embrião.
  2. A neurulação é o processo fundamental durante o desenvolvimento embrionário em que o tubo neural é formado. O tubo neural é a estrutura precursora do sistema nervoso central, que se desenvolve a partir das células do ectoderma neural.
  3. As vesículas cefálicas são estruturas embrionárias que se desenvolvem a partir do tubo neural. Elas correspondem a três expansões que se formam na região cefálica do embrião: o prosencéfalo (que se divide posteriormente em telencéfalo e diencéfalo), o mesencéfalo e o rombencéfalo (que se divide posteriormente em metencéfalo e mielencéfalo).

  1. Explique a diferença entre nervos e gânglios do sistema nervoso periférico.

Nervos e gânglios são componentes do sistema nervoso periférico. Os nervos são feixes de fibras nervosas (axônios) que transmitem sinais entre o sistema nervoso central e o resto do corpo. Eles podem conter tanto fibras aferentes (que conduzem informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central) quanto fibras eferentes (que conduzem sinais motores do sistema nervoso central para o corpo). Já os gânglios são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central, e geralmente atuam como centros de integração e processamento de informações.

  • Nervos: são feixes de fibras nervosas (axônios) que transmitem sinais entre o sistema nervoso central e o restante do corpo. Os nervos podem ser classificados em dois tipos principais: nervos aferentes e nervos eferentes. Os nervos aferentes conduzem informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central, permitindo a percepção de sensações como toque, temperatura e dor. Os nervos eferentes conduzem informações motoras do sistema nervoso central para o corpo, controlando os movimentos voluntários e a contração muscular.
  • Gânglios: são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Os gânglios atuam como centros de integração e processamento de informações. Eles estão envolvidos na modulação e na transmissão de sinais entre os nervos aferentes e eferentes, permitindo a regulação da atividade nervosa.

  1. Diferencie substância cinza e substância branca.

A substância cinza e a substância branca são dois componentes do tecido nervoso no sistema nervoso central. A substância cinza é constituída principalmente por corpos celulares de neurônios e células gliais, e desempenha funções de processamento e integração de informações.

 A substância branca, por sua vez, é composta principalmente por axônios, que formam tratos e conexões entre diferentes regiões do sistema nervoso central.

•        Substância cinza: é composta principalmente por corpos celulares de neurônios, dendritos e células gliais. A substância cinza é responsável pelo processamento e pela integração de informações no sistema nervoso central. Ela está envolvida na tomada de decisões, no planejamento motor, na percepção sensorial e em outras funções neurais complexas.

•        Substância branca: é composta principalmente por feixes de axônios mielinizados, que formam tratos e vias de comunicação entre diferentes regiões do sistema nervoso central. A substância branca recebe esse nome devido à mielina, uma substância lipídica que envolve os axônios, conferindo-lhes uma coloração clara. A função principal da substância branca é a transmissão rápida de sinais elétricos entre diferentes áreas do cérebro, permitindo a comunicação eficiente entre as regiões cerebrais.

  1. Explique o que são vias aferentes e vias eferentes do sistema nervoso periférico.

As vias aferentes são vias do sistema nervoso periférico que conduzem informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central. Elas transportam sinais como os sentidos táteis, térmicos e dolorosos.

Já as vias eferentes são vias que conduzem informações motoras do sistema nervoso central para o corpo, controlando a contração muscular e os movimentos voluntários.

  • Vias aferentes: também conhecidas como vias sensoriais, são responsáveis por conduzir informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central. Elas são compostas por nervos aferentes que carregam informações sobre sensações como tato, temperatura, dor, pressão e propriocepção (percepção da posição e movimento do corpo). As vias aferentes permitem a percepção consciente das sensações e fornecem informações importantes para o sistema nervoso central monitorar o ambiente e responder a estímulos.
  • Vias eferentes: também conhecidas como vias motoras, são responsáveis por conduzir informações motoras do sistema nervoso central para o corpo. Elas são compostas por nervos eferentes que transmitem sinais motores do cérebro e da medula espinhal para os músculos e glândulas. As vias eferentes controlam os movimentos voluntários e a atividade das glândulas, permitindo a execução de ações e respostas motoras.

  1. O que são meninges? Diferencie Dura-mater, Pia-mater e aracnoide-mater.

As meninges são membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central.

Elas são compostas por três camadas: a dura-máter, que é a camada mais externa e resistente, a aracnoide-máter, que está localizada entre a dura-máter e a pia-máter, e a pia-máter, que é a camada mais interna e está em contato direto com o tecido nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (206.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com