TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE SECAGEM

Por:   •  6/11/2020  •  Bibliografia  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Processos de Secagem

A secagem é muito importante para aumentar a vida útil dos produtos, mostrando-se eficiente na conservação de componentes presentes nesses produtos, mesmo após expô-los a determinadas temperaturas por determinados tempos(REIS et al., 2012).

O processo de secagem pode envolver três meios de transferência de calor: convecção, condução e radiação. A transferência de calor por convecção é o meio mais utilizado na secagem comercial, em que um fluxo de ar aquecido passa através da camada do produto. Durante o processo de secagem, a umidade migra do interior para a superfície do produto, de onde se evapora para o ambiente. Quando um alimento é desidratado, ele não perde água a uma velocidade constante ao longo do processo. Com o progresso da secagem, sob condições fixas, a taxa de remoção de água diminui (REVISTA, 2016).

Em diversos trabalhos desenvolvidos, a secagem artificial resultou em um maior rendimento em óleo e/ou maior concentração do componente ativo, entretanto, a alta sensibilidade do princípio biologicamente ativo e sua preservação no produto final são os maiores problemas na secagem e armazenamento de plantas medicinais e aromáticas (RADUNZ et al., 2011).

Vários trabalhos vêm sendo desenvolvidos utilizando modelos matemáticos para observar e explicar o comportamento de alguns componentes durante a secagem de diferentes tipos de plantas medicinais, todos eles utilizando secadores no processo (SILVA, et al., 2014; TEIXEIRA et al., 2015; SILVA, 2015; MARTINS et al., 2015; CARDOSO et al., 2017; GOMES et al., 2017).

Segundo Silva (2015) os métodos e as condições de secagem devem ser adequados as características de cada produto. Portanto, torna-se necessária a obtenção de informações teóricas sobre o comportamento de cada produto durante a secagem, que podem ser obtidas através de simulações de secagem, utilizando os modelos matemáticos para descrever o processo de perda de água.

A secagem consiste na retirada de água de um produto por evaporação, utilizando-se o calor como fonte de aquecimento, decrescendo-se assim a atividade de água, permitindo assim minimizar a deterioração causada pelas reações microbiológicas e enzimáticas (KAJIYAMA; PARK, 2010).

É notório o interesse que a indústria farmacêutica possui pelos extratos secos, uma vez que estes apresentam precisão de dosagem, facilitando o transporte e armazenagem, além de favorecerem a manutenção da estabilidade química, microbiológica e farmacológica (GOMES, 2019). Para Celestino (2010) a secagem apresenta algumas vantagensna produção de extratos secos como o aumento da vida útil do produto, a conservação de nutrientes, a facilidade no transporte e comercialização, baixo custo de armazenagem, e por fim, uma redução na perda de material pós colheita.

Dentro do processo de secagem de produtos agrícolas, o período de taxa constante de perda de água, vem sendo muito explorado pelos pesquisadores (GOMES et al., 2017). Conhecer as propriedades termodinâmicas nos processos de secagem de produtos agrícolas é uma fonte de informação importante para projetar equipamentos de secagem, calcular a energia requerida neste processo, estudar as propriedades da água adsorvida e avaliar a microestrutura dos alimentos e o estudo dos fenômenos físicos que ocorrem na superfície dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com