TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Hídricos

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL – UA 03

Aluno: Jefferson Martins Da Silva        

Polo: Fatec S.B.C        Turma: 2  semestre                                                         

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

Na UA 03 (que abordou a questão dos Recursos Hídricos), mais especificamente na página 03 (três), item “1.3.1 – Irrigação”, nota-se que o processo de irrigação no Brasil é o responsável por aproximadamente 63% do consumo de água doce, apresentando como exemplo para ilustrar este cenário, o ciclo de produção de feijão, onde são necessários 1.000 litros de água para a produção de apenas 01 kg de feijão.

A tabela apresentada na sequência (elaborada pela WWF) retrata a dimensão da quantidade de água utilizada em alguns processos produtivos.

[pic 2]

Fonte: wwf Brasil (http://www.wwf.org.br/?27822/Pegada-Hdrica-incentiva-o-uso-responsvel-da-gua).

A presente atividade visa aferir seus conhecimentos sobre uma problemática séria e preocupante, ou seja, a forte pressão na demanda de água imposta por muitos processos produtivos.

Com base nas informações contidas no material disponibilizado na UA 03, redija um texto abordando como a escassez de água pode afetar as organizações e, a partir deste cenário, quais atitudes concretas e factíveis você apontaria para a redução do desperdício de água nos processos de produção ?

Para realizar esta Tarefa, use como texto de apoio o material didático em pdf da UA 03 (Recursos Hídricos). A título de complementação, faça uma pesquisa em livros que contemplam o tema, além de material disponível na web (https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/42238/gerenciamento-de-recursos-hidricos-na-industria).

A partir dessas informações, redija um texto com uma página, no máximo. Ao final, salve o arquivo em pdf e envie sua Tarefa ao seu mediador(a) online para correção.

A água é essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos e excelente solução auxiliar para outras substâncias. Em 1996 quando cursei a quarta série do primário minha professora de Geografia já fala que um dia teríamos grandes guerras em disputa de água e sinceramente acredito fielmente que um dia isso acontecerá.

A maioria da população tem a visão que a água serve para o consumo humano e é a principal fonte de geração de energia, mas praticamente todas as industriais utilizam água em alguma parte de seus processos.  

A gestão dos recursos hídricos na indústria pode ser benéfico tanto para a empresa quanto para população pois, diminui os custos de produção e ao mesmo tempo, evita poluir o ambiente com os resíduos gerados.

 Algumas industrias, já se preocupam com o reaproveitamento da água principalmente em processos têxtil, mas o Brasil está longe do ideal algumas empresas ainda não se dão conta da importância do reaproveitamento da água não apenas para seu processo, mas para o meio ambiente também. As indústrias que já se preocupam com a reutilização da água utilizam desde a simples reciclagem da água sem tratamento, ou com sistema de tratamento anterior ao reuso da água que se denomina tratamento de efluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (152.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com