TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

Por:   •  26/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

VANESSA BIANCA GODOI DE ANDRADE

RA:0526904

Polo Dutra – SJC

2020

Democratização Escolar e a Autogestão da Comunidade

Há alguns anos as escolas vem tomado um papel cada vez mais de figurante na história da educação nacional, se omitindo nas suas responsabilidades com a comunidade e tornando-se um fardo a mais na vida das crianças e adolescentes que muitas vezes vão à escola somente por obrigação.

Por outro lado, os pais, e a comunidade em geral, participam muitas vezes apenas como simples expectadores, julgando ser como papel unicamente do Estado a construção e inserção do indivíduo politicamente, intelectualmente e culturalmente na sociedade. A família delega à escola a tarefa do processo de educar, se distanciando cada vez mais de seu papel na formação da sociedade.

É necessária uma mudança radical e coerente na forma de ver e agir entre a relação escola e comunidade. Para tanto é preciso do diálogo como catalisador e agente principal dessa mudança.

Conversando com a comunidade do entorno da instituição de ensino Estadual Moabe Cury situada na periferia da zona sul de São José dos Campos, podemos concluir que por um lado, há aqueles que mal sabem como funciona a administração e não conhecem seus projetos ou não se interessam em saber, por outro lado há uns poucos que se interessam e participam dos projetos que a escola consegue proporcionar e manter, tornando seu alcance democrático muito abaixo do necessário para uma efetividade real na sociedade. Isso se deve não especificamente a Equipe Escolar, mas ao sucateamento e abandono que vem acontecendo ano após ano pelo Estado. Escola sem manutenção, sem investimento e professores desmotivados são um dos principais agravantes da atual situação.

A Escola Moabe Cury que está sendo usada como estudo, se localiza na Rua Avelino Alves da Silva, 101 - Conjunto Residencial Elmano Veloso, SJC/SP.

Segundo os dados do senso 2019 a escola oferece Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano na parte da tarde, Ensino Médio na parte da manhã e o Ensino Médio Supletivo na parte da noite.

A escola conta com uma biblioteca e sala de informática desatualizados, porém há projetos com alto grau de satisfação sendo oferecidos atualmente pelos professores, em trabalhos de leitura e reflexão sobre assuntos históricos e contemporâneos. Banheiros, salas de aulas e demais dependências estão depredadas, o restante de sua ampla infraestrutura também sofre sem manutenção, como as áreas verdes que conta com arvores e plantas rasteiras que crescem sem maiores cuidados, além da falta de pintura na parte externa das salas e nos muros do seu entorno.

Destarte, há um problema que afeta tanto a escola quanto a comunidade, que é a falta de comunicação entre as partes. Professores que muitas vezes não moram nos bairros adjacentes, se sentem acuados e sem informações sobre os familiares dos alunos, sem conseguir entender de forma efetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com