TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Alfredo Sérgio de Oliveira Alves

RA: 1977769

POLO CESUFOZ

FOZ DOIGUAÇU, 07 DE JUNHO DE 2021

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

a) Nome: Colégio Estadual Prof. Flavio Warken

b) Endereço:  Rua Sapucai. Bairro: Vila C (Conj. C), Foz do Iguaçu - PR, Cep: 85870-110.

c) Telefone: (45) 3575-5023

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar. Governo do Estado do Paraná.

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela? Sim. Circunvizinhança do colégio completamente pavimentada. Área segura e completamente acessível aos alunos. A escola localiza-se numavila residencial perto de uma avenida principal que corta a vila C. Vila populosa, saneada de população mista entre de classe média e de baixa renda.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? Espaço físico excelente. Dotado de toda estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências? Sim. O colégio de dotado de salas amplas que comportam 50 alunos com facilidade. Embora cada turma recebe em média 45 alunos por turma. Pátio bem amplo com bebedouros, mesas para jogar xadrez e damas, mesas para leitura no pátio, mesas de tênis de mesa em área separada. Sala de informática para 50 alunos, com 50 computares e equipamentos reserva disponíveis. Apresenta  auditório com 150 lugares e quadra poli esportiva. Todos as salas de aula, auditório e salas do administrativo e pedagógico com ar condicionado.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?  Sim.  Atingem suas finalidades adequadamente. A estrutura é excelente.

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas? Na biblioteca além de emprestar livros é espaço para leitura e estudo. Utilizam também para clubes de leitura, organizados pelos professores e pelo grêmio estudantil. O laboratório é amplamente utilizado. Existem professores monitores exclusivos para o laboratório. No  laboratório os alunos tem aulas práticas de Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática. Comporta 30 alunos com tranquilidade. Cantina que fornece lanche com padrão de almoço e janta aos alunos.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência ? alunos, professores e funcionários. Pais de alunos quando  fazem cursos de Inglês ou Espanhol oferecidos gratuitamente no turno da noite. Membros da comunidade quando vem receber leite doado nos ambientes da escola pelo governo.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? Percebe-se que a escola é dotada de excelentes recursos que são bem aproveitados por parte dos alunos e por alguns professores. Mas por conhecer bem escola há 6 anos, já que a escolhi para o projeto por conhecê-la muito bem, já que faz parte da minha comunidade. Os meus três filhos cursaram o ensino médio e técnico na mesma. Há um déficit de aprendizado em algumas matérias, sempre que o alunado encontra professores desestimulados e despreparados. Deixando diversas lacunas. Por exemplo: Biologia e Física nos últimos 3 anos representou um problema para os alunos do ensino médio nessa escola. Até o ano de 2019 os professores deixaram a desejar. Dados oriundos da própria comunidade que arcava com as consequências. Em 2020 tudo se complicou com a transição para o estudo ead. Em 2021, tive informações que a realidade é a mesma. O estudo de biologia continua bastante deficitário devido a falta de empenho da equipe. O diretor diz que é difícil mexer com os professores substitutos enviados e ainda mais com aqueles que estão há muitotempo na escola. A falta de estímulo dos alunos pode ser percebida quando encontram professores desanimados. No contra ponto, em 2018 os alunos tiveram um professor substituto que durante 1 ano, os fez gostar de biologia. Isso nos faz entender que 2021 pode ser diferente se o novo mestre for competente. Assim ocorre com outras disciplinas da escola. Mesmo com falhas, ainda pode ser considerada uma das melhores escolas públicas de Foz do Iguaçu.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios? A direção e a equipe pedagógica é dedicada. Mesmo com limitação e com dificuldade para lidar comparte da equipe docente, com dificuldade para obter professores dedicados para todas as disciplinas, a escola é digna de elogio. Vem lidando da melhor forma possível coma pandemia. Os alunos que não tem acesso a tecnologia, tem recebido material impresso no próprio colégio para que possa acompanhar o conteúdo e evoluir. A escola sofreu uma intervenção em 2020 e seu diretor foi retirado do cargo. Um diretor eleito pela comunidade. Houve apelo da comunidade para que ficasse e recursos judiciais e ele foi relocado. O mesmo até o momento se encontra adiante da direção,cumprindo bem o seu papel.

 

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?  A escola tem uma excelente relação com a comunidade. A interação é clara. A ponto do diretor ir na casa de alunos que apresentando maior dificuldade. Alunos viciados, alunos passando dificuldade alimentar, alunos que brigam na escola, etc. O diretor requisita a família que vá a escola. Em várias circunstancias, não obtendo resposta, o mesmo foi na casa do aluno. Algo que deveria ser feito por um serviço social acoplado a escola,na ausência do mesmo ele o fez. Realmente me chamou a atenção.

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar? Não tive resposta quanto aos que participaram originalmente da proposta.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

Existe um conselho escolar. Eleito pela comunidade anualmente. São eleitos 5 membros da comunidade para o mesmo. Uma verba é dirigida do governo para que esse grupo indique onde e como deve ser gasta. É o tesoureiro do conselho e o diretor da escola que assinamos cheques para liberação da verba. Anualmente eles fazem prestação de conta à comunidade de como o dinheiro foi utilizado. O conselho escolar delibera quanto a temas diversos da escola. Com sugestões em âmbitos diversos, como reforma da quadra, atividades extra classe como a formação de times que representem a escola,  criação de cursos para comunidade etc. Os alunos não fazem parte do conselho escolar. Seus representantes votam ou os mesmos quando maiores de idade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (323.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com