TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

MARIA CLARA TEIXEIRA COSTA MONTEIRO PAVAN DA SILVA

RA:1827673

RIBEIRÃO PRETO /SP

2019

Sumário

  1. Identificação......................................................................................................3
  2. Analise crítica do ambiente físico....................................................................3
  1. Quanto a utilização da biblioteca e de outras dependências.................................................................................................3
  1. Caracterização da gestão escolar....................................................................4
  2. Organização administrativa e pedagógica........................................................................................................5
  3. Outras atividades desenvolvidas pela escola.................................................................................................................5
  4. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola................................................................................................................5

2° Caracterização da comunidade.................................................................6

  1. Localização da comunidade.....................................................................6
  2. Equipamentos sociais................................................................................6
  3. Densidade demográfica.............................................................................7

4. Perfil econômico da população.........................................................................................................7

5. Uso predominante do solo..........................................................................7

6. Levantamento das expectativas.................................................................7

1° CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação
  1. EMEF Anita Ferraz Malzoni
  2.  R. Boa Esperança s/n, Nova Europa - SP, 14920-000
  3.  (016) 3387-1717
  4. Prefeitura de Nova Europa

  1. Análise crítica do ambiente físico
  1. A escola está bem localizada e é compatível com a clientela, com isso pode-se perceber que a escola é de fácil aceso. Os estudantes chegam na escola através de transporte público e a pé já que a maior parte dos estudantes são do bairro que se encontra a instituição.  
  2. Sim, pois a mesma tem um grande espaço físico, a sua área é bem extensa proporcionando aos alunos e professores da escola um bom ambiente, podendo proporcionar para os mesmo um bom funcionamento da escola.
  3. A escola funciona abrangendo fundamental I e II, além de contar com várias salas de aulas a mesma conta com laboratório de informática, parque,biblioteca, quadra de futsal e refeitório. Atendendo bem seu público alvo.
  4. Todas as salas de ensino que a escola tem no espaço físico da intuição, todas são climatizadas e espaçosas.

        

  1.  Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências
  1. As principais atividades desenvolvidas na biblioteca, pesquisa de alunos e professores. No laboratório de informática são desenvolvidas pesquisa em sites, pesquisar de grupos e realização das atividades proposta pelos professores.Na quadra é desenvolvido a parte de Educação Física e entre outros momentos de lazer e recreio dos alunos.
  2. Os alunos que mais utilizam essas dependências. Os alunos recebem os auxílios dos professores e também das pessoas que ficar no ambiente que se desenvolve as atividades, além disso a escola sempre disponibilizar essas ferramentas para comunidade em modo geral, como emprestar a quadra de futsal para treinos no final de semana e realização de quermesses.
  3. Sabendo disso os recursos são bem utilizados pelos os alunos da referida escola, atingindo sempre os propósitos que seus professores passam.
  4. Ao se depara com esses fatos na escola, só tenho que elogiar a gestão por consegui todas essas ferramentas que possa oferecer um ensino de qualidade aos alunos da referida escola. Com isso pode perceber que a escola só cresce em questões de tecnologia. Podemos concluir que a instituição está bem apropriada para oferecer um ensino aos alunos de qualidade.
  5. Não há comentários sobre outros aspectos.

  1. Características da gestão escolar
  1. Ouve-se participação de professores com toda a gestão visando, A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Série, Ciclos ou Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP.
  2. Existe um conselho escolar. Eleito em assembleia, os pais e alunos participam, que decide sobre caminhos pedagógicos e sociais da escola.
  3. Os professores, e todos aqueles envolvidos na área pedagógica da escola participaram na elaboração desses documentos. Não há comentários.

  1. Organização administrativa e pedagógica
  1. A Direção é composta por Diretora e Vices.

Equipe de gestão escolar composta por: coordenadora, supervisora,professores,inspetores, equipe de secretária e equipe para o bom funcionamento escolar.

  1. Os cursos oferecidos são o que está de acordo com as normas educacionais.. No ensino fundamental I temos 8 salas no período da tarde. A aula pela parte da tarde é das 13:00h ás 17:30h. Já no fundamental II, tem 8 salas também.O horário é 07:00h às 11:30h.  As decisões são sempre tomadas pela diretora com ajuda dos vices e conselho escolar.
  2. O calendário escolar é proposto pelo governo, contém 200 dias letivos. Os professores trabalham 4 horas/aula semanais extra na elaboração do plano de aula.
  3. Os professores fazem os planos de aulas com ajuda da equipe pedagógica, este passa por avaliação da coordenadora. Nesta avaliação são avaliados o cronograma proposto pelo governo estadual.
  4. Os critérios a serem utilizado referem-se as habilidades conquistada pelo os alunos  

Os instrumentos utilizados são:

. Avaliação escritas.

. Atividade com apoio. (AD)

. Participação.

. Auto Avaliação.

. Contínua:  

- Atividades realizadas em classes em grupos cooperativos ou em duplas.

- Devolutiva do desempenho do aluno e tomada de decisões conjuntas por meio de encontros periódicos com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (179.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com