TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Polo Bom Retiro

2019

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola Talmud Torá Maguen Avraham

Rua Adolfo Gordo, 248 - Campos Elíseos - S. Paulo

Telefone: (11) 3661-8240

Instituição mantenedora: Escola e Editora Maguen Avraham (Insituição de ensino particular)

        A escola fica localizada em um endereço bastante acessível para sua clientela, pois a maioria dos alunos reside em um bairro adjacente ao mesmo.

O espaço físico da escola é adequado à sua proposta pedagógica, pois a mesma atende alunos desde o Jardim de Infância até o 3o ano do ensino médio, e conta com pátio, playground, brinquedoteca, salas de artes e informática, quadra poliesportiva, cozinha experimental, laboratório e biblioteca, que são amplamente utilizados por alunos e professores. A relação entre o número de alunos e o espaço é adequada, pois as salas de aula comportam por volta de 20 pessoas, atualmente a quantidade média de alunos por turma.

        O laboratório, biblioteca e demais dependências da escola são utilizados com bastante frequência pelos alunos, na maioria das vezes acompanhados de seus professores, em atividades direcionadas, tais como pesquisa na biblioteca, elaboração de trabalhos na sala de informática, experiências no laboratório e na cozinha experimental, entre outras. As atividades são realizadas em conformidade com o planejamento pedagógico desenvolvido para cada matéria e série. Os ambientes são mantidos limpos e arrumados, e estão bem equipados, sendo uma importante ferramenta para a diversificação do ensino na escola.

        A participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar se dá através de reuniões periódicas, nas quais são discutidos, entre outros, o conteúdo pedagógico abordado no ano letivo e as regras e diretrizes disciplinares. A escola não conta com um conselho, porém a comunicação entre a diretoria, professores, pais e alunos é aberta e transparente.

        A organização administrativa e pedagógica da escola se apresenta da seguinte maneira:

[pic 2]

        Conforme mencionado acima, a escola atende alunos do jardim de infância (a partir de 02 anos de idade), Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano), Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e Ensino Médio, com aproximadamente 20 alunos em cada série. Oferece aulas em período integral, das 8:00 às 16:00.

        O calendário escolar é definido pela administração da escola, em conjunto com a diretoria e coordenação.

        O horário de permanência dos professores na escola varia conforme o contrato dos mesmos, sendo de, no máximo, 20 horas semanais. Reuniões pedagógicas costumam ocorrer em horarios e datas pré-estabelecidos, conforme a disponibilidade dos professores. Esta parte do trabalho é administrada pela coordenação pedagógica da escola.

        A elaboração dos planos de ensino é feita através de reuniões da equipe pedagógica, baseando-se sempre nos objetivos, conteúdos e metas dos PCNs para cada matéria e série.

        A avaliação é feita de maneira contínua, através de trabalhos, lições de casa e provas mensais. Além disso, os alunos realizam avaliações trimestrais sobre o conteúdo estudado. A recuperação também é feita de forma contínua, trimestralmente.

        A comunicação da escola com as famílias dos alunos se dá através de comunicados escritos (bilhetes, emails) que são enviados aos pais ou responsáveis.

        As reuniões de pais e mestres ocorrem trimestralmente, e são destinadas a discussão e/ou informação sobre o rendimento, comportamento e vida escolar do aluno. Os pais conversam individualmente com os professores de cada matéria, e a coordenação se encontra disponível para esclarecimentos durante as mesmas.

        Em casos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizado ou disturbios comportamentais, a escola disponibiliza horários para que sejam feitas reunões multidisciplinares, com a presença da coordenação, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, ou quaisquer outros profissionais que façam o acompanhamento do aluno em questão.

        A cada ano, é escolhido pela equipe pedagógica um tema transversal a ser desenvolvido em todas as salas e matérias, e no ultimo trimestre do ano, os alunos, em parceria com os professores, produzem uma mostra cultural abordando o tema por diversos prismas. A mostra é exposta na escola e é aberta a visitação para toda a comunidade escolar.

        A escola não possui associações de pais e mestres, nem grêmio estudantil, porém os pais são convidados a se envolver e apoiar os projetos desenvolvidos. Tampouco são desenvolvidos programas ou projetos especias.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (390.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com