TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão da prática docente no Estágio Supervisionado

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexão da prática docente no Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado de Formação de Professores constitui um requisito básico para que o licenciando alcance a titulação que deseja, seja em qualquer curso, no caso de uma licenciatura, este se faz cada vez mais necessário e deve ser encarado de forma séria e impar uma vez que neste momento o futuro professor terá a oportunidade de estar se inserindo em uma realidade completamente diferente da que ele está acostumado, ou seja, é a hora de encarar a realidade, sentir na pele a docência e com isso aprender de verdade a profissão.

Neste contexto, somos inseridos em uma escola, que na sua grande maioria sofrem problemas estruturais físicos e humanos, passamos a conviver com diversos formadores e formandos, um universo de divergências mais que culminam em um ponto chave”educação” e ai, cada um conceitua esta palavra à sua maneira, agindo de forma correta em algumas situações, outras nem tanto.

Ao iniciar o estágio, não tive uma boa sensação, pois de nada adianta o licenciando chegar na escola com toda a vontade de desenvolver suas atividades, colocar em prática seus planejamentos e encontrar um professor – supervisor de estágio da escola – desmotivado, que não lhe permite a vivencia adequada, limita as suas ações e interações com os alunos, ou seja, uma pessoa que está frustrada, insatisfeita com quase tudo que diz respeito a escola. Nesse contexto encontro o principal, porém em uma situação que inspira cuidados os alunos, que por sua vez e em grande maioria sofrem, penalizados com esta realidade, sem ter direito a uma educação de qualidade, ou a um profissional que realmente esteja disposto a dar o seu melhor pelo seu aluno, pela aprendizagem deles.

Estes alunos, principalmente em cidades do interior, vem de uma realidade um tanto difícil, muitos de famílias carentes, filhos de agricultores, vêem na escola uma oportunidade de dar novos rumos para suas vidas mais que se encontram em uma escola que não lhes oferece muito além do passar de ano. São pessoas que precisam de uma base educacional para enfrentar um ENEM e não estão sendo preparadas para tal. E mais uma vez entra em cena o descaso dos professores, quando se omite a esta nova realidade educacional.

As conversas pelos corredores com a equipe gestora da escola aponta para o encorajamento do estagiário, num pedido de compreendamos acerca da situação dos professores e a nossa presença os intimida, uma vez que chegamos “cheios de gás”. Na verdade o que queremos enquanto também professores, mesmo que em formação é algo simples, em um curto tempo estar próximos da realidade da escola campo de estágio a fim de sentirmos um pouco do que é ser professor. Esta oportunidade poderá definir-nos tanto positivamente, quanto negativamente, as impressões que tivermos agora poderá nos definir no futuro, e no futuro dos alunos que venhamos há ter algum dia.

Infelizmente as escolas de um modo geral, encontram-se desprezadas pelo poder publico, que em períodos eleitorais maquiam a realidade, e em locais pontuais. Afinal o que menos a classe política deseja é uma população esclarecida e conhecedora dos seus direitos, uma vez que o conhecimento constitui o verdadeiro poder do povo.

Diante do exposto, como elaborar aulas para alunos cada vez mais desinteressados? Como lidar com uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com