TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.974 Palavras (28 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 28

                                       [pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE

MONTEIRO, Espedito Saraiva [1]

Orientador²

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo geral discutir a importância da articulação entre a teoria e a prática durante a realização do estágio supervisionado escolar, evidenciando que a formação do professor tem sido uma temática amplamente debatida nas instituições escolares. Como objetivos específicos, o texto propôs conscientizar os professores sobre a necessária articulação da dicotomia teoria e prática, demonstrar a importância da teoria na construção do conhecimento e apresentar como relevância prática dos elementos teóricos no fazer pedagógico. Nos aspectos metodológicos utilizou-se a pesquisa de natureza bibliográfica e documental para alcance dos objetivos propostos. Assim, o estudo, fruto da realização de estágio supervisionado na docência escolar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciou a reflexão a respeito da formação acadêmica  do educador durante o curso de formação em Pedagogia 2ª Licenciatura do Centro Universitário Internacional – UNINTER, já que a formação de professores é uma etapa de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As considerações apontam que é necessário que haja a inter-relação durante todo o processo de formação acadêmica de modo à superação fragmentada da formação universitária. Portanto, é essencial que o estágio supervisionado da docência escolar seja um momento pesquisa, ação e reflexão.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Teoria. Prática. Formação Docente.

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado na docência escolar durante a formação do acadêmico do curso de Pedagogia se constitui como um momento muito importante na formação do estudante visto que nesta etapa, terá a oportunidade de colocar em prática as teorias estudadas durante o curso. Além disso, no estágio o aluno poderá exercitar suas qualidades pessoais para desenvolver suas habilidades, analisar situações de sala de aula e propor mudanças no ambiente escolar onde estagiar.  

De acordo com Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que oportuniza ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. Deste modo, o estágio se constitui como o primeiro contato do futuro professor com o espaço escolar; por meio da observação, da participação e/ou da regência o estudante poderá construir intervenções pedagógicas.  

Entretanto, a formação do professor não deve estar limitada apenas às teorias estudadas no decorrer da graduação, nem na curta experiência do período do estágio. A formação profissional é um processo contínuo que deverá seguir o professor durante todo o tempo de atividade escolar.  

A partir desta compreensão esse texto apresenta embasamentos teóricos e práticos constantes no relatório de Estágio Docência na Educação Básica – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - componente da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) Diversidade no Espaço Escolar – A 2016 – Fase II, do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional – UNINTER.  

O relatório de estágio relata as práticas pedagógicas das professoras regentes do Pré - escolar e Anos Iniciais do ensino fundamental, processo de avaliação e clima escolar e da equipe de profissionais da escola. Além disso, contemplam as duas etapas do estágio: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dentre os itens apresentados na sequencia do texto, destacam a identificação e caracterização da escola estagiada, perfil dos profissionais que fazem parte da equipe, infraestrutura escolar, a concepção pedagógica da escola e o relato das observações participativas reflexivas em sala de aula.

A realização do estagio ocorreu no período de 12 de abril a 18 de maio de 2016; no período matutino foi realizada a observada participativa no 5º Ano, turma A do ensino fundamental, sob a regência da professora Janaina Alves. Já o estágio na Educação Infantil foi realizado no Pré-Escolar II, no turno vespertino, sob a regência da professora Jéssica Souza.

O texto teve como objetivo geral discutir a importância da articulação necessária entre a teoria e a prática durante a realização do estágio supervisionado escolar, evidenciando que a formação do professor tem sido uma temática amplamente debatida nas instituições escolares brasileiras. Apresenta como objetivos específicos conscientizar os professores sobre a necessária articulação da dicotomia teoria e prática, demonstrar a importância da teoria na construção do conhecimento e apresentar como relevância prática dos elementos teóricos no fazer pedagógico.

Assim, a discussão proposta traz como problemática a seguinte: até que ponto é possível aliar os aspectos teóricos às questões práticas a partir dos conhecimentos adquiridos durante a etapa de estágio supervisionado do curso de pedagogia da UNINTER? A importância desta discussão parte da premissa de que teoria e prática são elementos de relevância para a atividade profissional.

Para melhor compreensão desta discussão, torna-se necessária a esclarecimento semântico da dicotomia teoria e prática. Enquanto a teoria trata-se de um conjunto de princípios fundamentais ou de uma ciência, isto é, designa o conjunto de ideias, base de um determinado tema e transmite uma noção geral de alguns aspectos da realidade; já a prática refere-se a um conceito com diversos significados com a aplicação dos conhecimentos adquiridos; teoria não significa o oposto da prática, mas a complementação desta.

A justificativa para a escolha do presente tema leva-se em consideração a motivação do estudante autor deste trabalho em relação às etapas realizadas no estágio supervisionado de docência que percebeu, a partir dos conteúdos teóricos estudados durante o curso, a relação que os mesmos devem ter com a prática docente. A importância da discussão de teoria e prática se reveste de grande relevância ao considerar o espaço educacional repleto de muitos teóricos e poucos práticos. Portanto, os saberes científicos, para ser significativo precisam estar em consonância com as questões práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com