TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

WANDERLUCY ARAÚJO BENUTO – RA 8745103207

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Promissão, 16/11/2016.

[pic 3]

WANDERLUCY ARAÚJO BENUTO – RA 8745103207

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Fundamental.

Promissão, 16/11/2016.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. CAMPO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO        5

2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        5

2.3. RELATO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II        10

3. PLANO DE AULA:        12

3.1. OBJETIVOS:        12

3.2. SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS        12

3.3 RECURSOS        13

3.4 AVALIAÇÃO        13

3.5 AVALIAÇÃO:        15

4 - REGÊNCIA:        15

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        17

        ANEXOS        18


1. INTRODUÇÃO

        O presente estágio de docência no Ensino Fundamental II, tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Com o objetivo ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. O estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituando-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender. Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 5ª ano do Ensino Fundamental, de idade de 10 e 11 anos. 

O estágio nos coloca frente a frente com a profissão que estamos nos preparando para assumir, e também nos dá oportunidade de refletimos e colocarmos em prática as teorias estudadas.

Realizado estágio na Escola E.M.E.F. Colégio Xavier, ensino fundamental I e II, localizada á Rua Genaro Sammarco, nº 114 – Centro, Promissão-SP.

Ao entrar observei os alunos e professoras. A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes enfeites confeccionados pelas professoras, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos.

A professora demonstra ter conhecimento, pois é segura, gosta de ler e pesquisar há também diversos livros nos quais usam para as aulas a docente demonstra ter interesse por outras áreas de conhecimento. Tem uma postura aberta ao ato de conhecer, pois se percebe seu interesse pelo aprendizado dos alunos, sempre inovando, buscando aperfeiçoar sua profissão.

A educação e consequentemente a Escola, enfrenta também grandes desafios com os espantosos avanços tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que transformam nossa sociedade de maneira frenética. Neste contexto, foi feito o estagio a partir do dia 03/10/2016 ao dia 05/10/2016 com a observação participativa e escolha da serie para realizar a regência, a no dia 15/10/2010 foi feita a solicitação da proposta pedagógica da série (5° ano) escolhida no campo de estágio e tomada de esclarecimentos junto à professora regente. A partir dia 17/10/2016 ao dia 21/10/2016 foi realizada a regência do projeto de feira de ciências: “Os diferentes sistemas do corpo humano”, tendo como objetivo compreender como os diferentes sistemas - nervoso endócrino e sensorial – se relaciona e como contribuem para a integração de informações no corpo humano, confeccionando cartazes para expor na feira de ciências da escola, alcançando assim total envolvimento e participação dos alunos. Um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida. O estágio nos coloca frente a frente com a profissão que estamos nos preparando para assumir, e também nos dá oportunidade de refletimos e colocarmos em prática as teorias estudadas.


2. CAMPO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO

O período de estudo foi fundamental para a entrada no campo, por se concretizar a partir das pesquisas e reflexões, acerca das características das crianças atendidas nesta faixa etária, tendo em vista que a ação docente precisa ter como objetivo a promoção da aprendizagem desses educandos. Sobre a pesquisa, Pimenta e Lima (2010, p. 114) diz que ela:

[...] é o componente essencial das práticas de estágio, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, que são convocados a reverem suas certezas, 60 suas concepções do ensinar e do aprender e seus modos de compreender, de analisar e de interpretar os fenômenos percebidos nas atividades de estagio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com