TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio de Estagio

Por:   •  10/1/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade do Estado do Pará

CCSE-Centro de Ciências Sociais e Educação

DCN- Departamento de ciências naturais

Campus VI- Paragominas

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia

Docente: Prof. Dr. Carlos Elias Braga

                                                             

Alessandra Moura Piedade

Eduardo Pereira Matos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Paragominas- PA

2019

[pic 2]

Universidade do Estado do Pará

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia

Discentes: Alessandra Moura Piedade, Eduardo Pereira Matos

Disciplina: Estágio supervisionado II

Docente: Prof. Dr.  Carlos Elias Braga

Data de entrega: 31 de outubro de 2019

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio supervisionado II do 6° semestre do curso de Licenciatura em ciências naturais-biologia, orientado e ministrado pelo prof. Dr. Carlos Elias Braga.

Paragominas- PA

2019

1. APRESENTAÇÃO

A principal meta do estágio supervisionado II é apresentar pro discente estagiário um pouco das práticas docentes realizadas nas escolas para que haja ganho de conhecimento e estimulo na área de atuação, além disso o estágio supervisionado também permite avaliar a realidade das escolas públicas e a situação do ensino-aprendizagem dos educandos.

“A teoria é uma ferramenta essencial na vida do indivíduo para a consolidação da pratica. Assim, o estágio supervisionado adquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a pratica em meio à aprendizagem na sistematização curricular (graduação).” (SILVA JR., 2009)

No estágio foram desenvolvidas a seguintes atividades:

Observação do ambiente escolar com o objetivo de conhecer a estrutura da instituição de ensino bem como o perfil do professor de ciências.

Observação do perfil das turmas de 8° ano e 9° ano, analisando a relação professor-aluno, onde a mesma serviria de base para realização da regência.

Realização da regência, que teve como objetivo aproximar o estagiário da realidade escolar, saindo apenas da teoria de como é lecionar uma aula e partido para a prática. Uma vez que adquirida essa realidade escolar, é possível que o mesmo crie condições para formulações de planos de aula, além de vir a compreender e/ou descobrir se está no caminho certo.

  1. CORPO DO RELATÓRIO

A disciplina estágio supervisionado II, foi realizada tanto na universidade do estado do Pará, quando na Escola Municipal De Ensino Fundamental Irmã Maria Angélica Dantas de Paragominas, PA, nas séries de 7°, 8° e 9° ano, no turno da manhã e tarde, no período de 16/09 a 31/10 de 2019.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

De acordo com a coordenação a escola não possui um histórico documentado, sabe-se apenas que a escola, antes, em 1984, era uma escola técnica do estado do Pará, posteriormente, em meados de 1997 a escola deixou de ser técnica para se tornar uma escola fundamental do município, recebendo seu nome em homenagem a Irmã Maria Angélica Dantas. A escola é localizada na promissão 3, Rua Gilberto Rodrigues, 235 (Imagem 1) O Código INEP da escola é 15142698, e seu atual diretor é o Sr. Mario Lito Rodrigues de Castro.

Imagem 1[pic 3]

                       Fonte: Google mapas

Quanto a infraestrutura, a escola tem 12 salas de aulas; uma sala de diretoria; sala de secretaria; almoxarifado; sala de professores; apresenta um laboratório de informática, no entanto, com a ausência de computadores, mas a mesma tem utilidade como sala de vídeo, a instituição tem quadra de esportes coberta, uma cozinha e uma biblioteca. Ao todo 52 funcionários atuam no espaço escolar usando os espaços citados anteriormente. A escola possui também banheiro dentro do prédio, tanto normal quanto banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. É importante citar que as dependências e vias são adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, para que haja inclusão desses determinados alunos.

A escola trabalha de 6° ano a 9°, atende 873 alunos com a média de 40 por sala de aula. A faixa etária deles varia de 11 a 16 anos. A maioria desses alunos moram na zona urbana, no bairros mais próximos a instituição escolar.

Para dinamizar a aulas a escola utiliza dos seguintes recursos tecnológicos: Data show, TV, DVD. Na mesma são realizados alguns eventos como comemoração da festa junina, dia das crianças, feiras de ciências, palestras motivacionais e etc.

Sobre a merenda escolar, chega regulamente toda semana.

A escola apresenta portadores de necessidades especiais e por esse motivo é disponibilizado profissionais capacitados para atender esses determinados alunos.

  1.  OBSERVAÇÃO EM SALA

A primeira atividade desenvolvida dentro de sala foi a observação de aula, o mesmo visando ganhar conhecimento teórico-prático de como é um ambiente escolar, pra ser exato, em sala de aula, e como é dar e preparar uma aula para as séries de ensino fundamental II.

Foi instruído a nós, discentes da UEPA, observamos as aulas da Professora Franciele silva, que de bom grado recebeu a gente, a mesma leciona nas séries conforme mostra a tabela abaixo (tabela 1)

Tabela 1

Turno

Turma

Quantidade de alunos

 

Matutino

8 °C

39 alunos

9°A

40 alunos

9°B

40 alunos

Vespertino

7°F

35 alunos

8°E

40 alunos

9°C

39 alunos

9°D

37 alunos

Foi iniciada a observação em sala de aula no dia 01 de Outubro de 2018 as 07:00 horas na turma de 8°C onde a professora adiantou a aula passando uma atividade do livro para os alunos. Nesse mesmo dia as turmas de 9° A e 9° B da manhã e de 9°C e 9°D da tarde apresentaram para a turma maquetes mostrando fontes de energias renovais. (Energia eólica, solar, nuclear, hidroelétrica, biomassa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (334 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com