TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio de biologia

Por:   •  22/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.561 Palavras (27 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA – DBIO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II

AURÉLIA MILENE SALES DE BRITO

ALEGRE-ES

FEVEREIRO – 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA – DBIO

AURÉLIA MILENE SALES DE BRITO

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial à aprovação da disciplina Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II.

ALEGRE-ES

FEVEREIRO – 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA – DBIO

AURÉLIA MILENE SALES DE BRITO

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial à aprovação da disciplina Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II.

Examinador:

_________________________________________________________________________________

Professor Anderson Lopes Peçanha

(Coordenador do Estágio Supervisionado I)

ALEGRE-ES

SETEMBRO – 2013

SUMÁRIO

1.0 Relatório Final de Estágio        5

1.1 Introdução        5

1.2 Desenvolvimento        5

1.3 Conclusão        8

1.4 Bibliografia        9

2. Anexo 1: (Diário de Campo)        10

3. Anexo 2: Perfil e Funcionamento da Escola        11

4. Anexo 3: Instrumento de Análise do contexto escolar observado        12

5. Anexo 4: Fichas de avaliação        19


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II

RELATÓRIO FINAL

INTRODUÇÃO

De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor , é o momento em que o “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. Segundo MAFUANI, 2011 é importante que o graduando passe pelo período de estágio por que, ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano.

O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, no período compreendido de Setembro a Dezembro de 2013. O estágio foi cumprido nas turmas noturnas do EJA (Educação para Jovens e adultos) de ensino médio e também com turmas de ensino médio regular, ambas no período noturno, tendo como supervisor na escola a professora de biologia Marceli Gonçalves Pires.

Diferentemente dos alunos do ensino regular, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se mostram mais receptivos ao conteúdo que propomos a ministrar. Em sua maioria, os alunos são adultos e idosos. O fator idade, a meu ver, é que faz toda a diferença, tornando-os alunos mais atenciosos.

Outro fator interessante é que a metodologia aplicada em sala de aula acaba por ser diferente. Visto que a maioria dos alunos do EJA são alunos que já trabalham, sendo alguns deles chefes de família e donas de casa, a experiência deles fazem toda a diferença na hora de ministrar a aula, pois, eles buscam associar o conteúdo ministrado à realidade deles, e o professor então, no momento de seu planejamento tem que ter a preocupação de estar adaptando sua aula, com exemplos e metodologias práticas para aproximar ao máximo o assunto ministrado à realidade dos seus alunos, facilitando assim a assimilação do conteúdo.

Os alunos do ensino médio noturno são alunos em sua maioria desmotivados para com o estudo. É preciso que o professor adquira uma postura mais firme dentro de sala de aula para que a aula possa ser ministrada.  

Durante o estágio, as atividades realizadas dentro de sala de aula foram voltadas para aplicação de aulas práticas e debates. Fora da sala de aula, outras atividades realizadas foram participação de conselho de classe e planejamento com o professor.

DESENVOLVIMENTO

Durante o estágio, minha primeira ação na escola foi acompanhar as aulas da professora Marceli Gonçalves nas séries de 1ª, 2 e 3ª etapa de ensino médio do EJA, bem como nas séries de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio regular. Durante esse momento eu percebi que as aulas são em sua totalidade aulas expositivas. O professor passa matéria no quadro e explica e os alunos apenas copiam. O perfil desses alunos são em sua maioria pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando jovens e agora por exigência do mercado de trabalho, e alguns por vontade própria, tentam terminar ao menos o ensino fundamental. São pessoas que trabalham durante todo o dia para prover o seu sustento e quando chegam à escola, na maioria das vezes, estão exaustos pelo longo dia de trabalho. Os alunos do EJA são alunos totalmente passivos e que aceitam sem questionamentos toda e qualquer coisa que o professor diz. Não são alunos que apresentam posicionamento crítico em relação ao conteúdo ministrado. Já os alunos do ensino médio regular são alunos que em sua maioria estavam em idade defasada no período vespertino, acabavam por atrapalhar o andamento da aula na turma com os adolescentes do período vespertino e por isso foram transferidos para o turno noturno. São alunos desmotivados e aparecem na escola sem um objeito ou compromisso. Ressalto que isso não compete a todos os alunos, e sim apenas a alguns deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (466.5 Kb)   docx (235.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com