TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Física Esclerose Múltipla

Por:   •  4/12/2020  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE

Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

[pic 1][pic 2]

RESENHA

A importância das radiações no processo de fotossíntese

ALUNA: LARISSA LEITE VILELA DOS SANTOS

Desde muito tempo sabe-se que a radiação é de extrema importância para as plantas e para a manutenção dos ecossistemas, pois influencia em processos fisiológicos devido a suas propriedades e diferentes formas de propagação e absorção pelos organismos. Além da radiação esse trabalho também aborda o processo de fotossíntese que está intrinsecamente ligado a radiação eletromagnética, luz e propagação de ondas e partículas, e de forma didática e com apoio de artigos e livros tento trazer o meu entendimento de forma clara e resumida.

A radiação eletromagnetica trata-se de uma forma de energia eletromagnética derivada de reações termomoleculares ocorridas no sol e possui características tanto de onda como de partícula que podem ser responsável por promover alterações nos organismos, por exemplo, quando uma onda interage com uma única partícula ou molécula, seu comportamento (alteração) depende da quantidade de fótons por ela carregada. O espectro eletromagnético é classificado normalmente pelo comprimento da onda, como as ondas de rádio, as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, os raios ultravioletas, os raios X, até a radiação gama. 

Na interação: energia eletromagnética x planta, acontece a fotossíntese e os pigmentos envolvidos nesse processo possuem diferentes espectros de absorção, que nada mais é que a quantidade de energia luminosa captada ou absorvida por uma molécula de acordo com o comprimento de onda da luz. 

A luz tem um comportamento duplo, assumindo propriedades ondulatórias, ao se propagar no espaço, e um comportamento de partículas discretas, ao ser emitida ou absorvida por um corpo e está na faixa do visível, ou seja, do violeta ao vermelho.

“A atividade fotossintética das plantas, das algas e de algumas bactérias promove a conversão e o armazenamento da energia solar em moléculas orgânicas ricas em energia, a partir de moléculas inorgânicas simples, como o C02 e a H20. Somente esses organismos são capazes de transformar energia luminosa em 

energia química, aumentando assim a energia livre disponível para os seres vivos como um todo.” (KERBAUY, 2018. p82).

        Com esse resumo tento trazer tópicos considerados importantes por mim para o entendimento da importância da radiação no processo fotossintético e mostrar como a fotossíntese permite a conversão da energia solar em energia fotoquímica, que irá reger a produção de carboidratos e oxigênio, ao fim do processo fotossintético. Também trago algumas citações de livros que abordam o assunto profundamente. no mais, a radiação é de extrema importância para o processo de fotossíntese e consequentemente a manutenção de ecossistemas do nosso planeta terra.

. Referências Bibliográficas

- obs.: Livros e artigos científicos que foram utilizados no trabalho

. KERBAUY, Gilberto. Fisiologia vegetal. 2008. Segunda edição. São Paulo: Guanabara Koogan.

. Okuno, Emico. Física para ciências biológicas e biomédicas, Iberê Luiz Caldas, Cecil Chow.  São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1982.

. http://www.ledson.ufla.br/fotossintese-em-plantas-superiores/etapa-fotoquimica/interceptacao-e-absorcao-da-irradiancia/radiacao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com