TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário HOME

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.989 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília[pic 1]

Faculdade de Tecnologia

Departamento de Engenharia Florestal

Disciplina: Manejo de Áreas Silvestres

Professor: Reuber Brandão

Resumo do filme “Home – o mundo é a nossa casa”

Fernanda Oliveira Pinto – 10/0101089

Brasília, agosto de 2015

        A Terra se formou há aproximadamente 4 bilhões de anos a partir de partículas de poeira cósmica. Era um ambiente extremamente quente e após alguns milhões de anos houve o resfriamento da Terra. As cianobactérias foram as responsáveis pela alteração da atmosfera, transformando o CO2 em O2, abrindo as portas para novas formas de vida.

        Aproximadamente 70% do O2 que respiramos vem dos oceanos. Os solos tem atividade incessante de microorganismos, eles fazem o húmus, que é a camada a qual toda a vida da Terra está ligada. Cada espécie tem seu papel, todas atuam no equilíbrio.

Cerca de 200 mil anos atrás o homem surge, mudando a face da Terra, conseguindo quebrar o equilíbrio essencial à vida na Terra. Há 180 mil anos o ser humano deixou de ser nômade e passou a viver geralmente a beira de oceanos, rios ou lagos e até hoje 1 em cada 4 pessoas vive como a humanidade vivia a 6 mil anos. O homem utiliza os animais para ajudar a explorar a Terra, e a cerca de 10 mil anos atrás, começou com a agricultura, que foi uma grande revolução e deu origem as grandes cidades e as civilizações.

Depois de algum tempo, a humanidade começou a explorar as energias disponíveis na Terra, como o óleo, gás, carvão, entre outras. Nos últimos 50 anos, a Terra foi mais radicalmente alterada que por todas as gerações passadas.

A medida que o país é mais desenvolvido, mais carne ele consome, e os animais são alimentados com os grãos produzidos na agricultura com o uso de pesticidas e fertilizantes, também são consumidos muitos litros de petróleo na produção e transporte dessa carne. O petróleo hoje se tornou algo essencial para a sobrevivência do homem. E vem sendo explorado juntamente com todas as outras formas de minérios disponíveis na Terra. Cerca de 20% da população utiliza 80% dos minérios retirados. O ser humano está destruindo todo o ciclo de uma vida que lhe foi dada, tornando os recursos escassos.

Um grande problema está sendo a água, muitas países no deserto estão utilizando a água fóssil para plantações e para o consumo humano, e esta água é um recurso não renovável, os aquíferos estão secando.

A Floresta Amazônica vem sofrendo grandes perdas, e nos últimos 40 anos ela foi reduzida em 20%. Não apenas a Amazônia, mas todo o mundo sofre com o desmatamento e a soja, óleo de dendê, o eucalipto e o carvão vegetal são os grandes vilões. As consequências desses acelerados plantios de monoculturas já estão sendo vistas, um bom exemplo é a Ilha de Páscoa, que tinha as mais altas palmeiras do mundo, que foram cortadas para produção de artefatos e assim houve a erosão do solo, e a civilização não resistiu graças a conflitos sociais, fome.

Com o aumento da população da Terra, nosso modo de desenvolvimento não cumpriu sua promessa, e hoje, metade da população vive na miséria, e metade das riquezas do mundo está nas mãos dos 2% mais ricos da população. Essa parte que vive na miséria, está sem acesso a água potável, esgoto e a fome está se espalhando, atingindo mais de 1 milhão de pessoas.

Nossa necessidade de energia está aumentando descontroladamente, precisando cada vez mais de combustível. Tudo está ligado ao carbono, e em poucas décadas todo o carbono que fez da Terra um local inapropriado para a vida, estará de volta na atmosfera. A Terra está aquecendo. Milhares de espécies estão ameaçadas de extinção e a água potável está cada vez mais difícil. Em áreas como a Groelândia, a calota está derretendo e a água potável está se fundindo a água salgada do mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com