Resumo de Sistema Endócrino
Por: Edpaula Nasciment • 5/6/2025 • Resenha • 729 Palavras (3 Páginas) • 7 Visualizações
[pic 1]
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR
Alana Victória Marques Silva, Bacharelado em Psicologia.
Andreza Farias Da Costa, Bacharelado em Psicologia.
Deyvila Vitória Carvalho Uchôa, Bacharelado em Psicologia.
Edpaula Alves Nascimento, Bacharelado em Psicologia.
Elenilda Cardiais Cruz, Bacharelado em Psicologia.
Erica Leticia Da Silva Fontenele, Bacharelado em Psicologia.
Kalinny Raniely Santiago De Carvalho, Bacharelado em Psicologia.
Maria Fernanda Escórcio Gomes, Bacharelado em Psicologia.
Mauriceliny Karissy De Moraes Ribeiro De Sousa, Bacharelado em Psicologia.
Michele Da Silva Carvalho, Bacharelado em Psicologia.
Pedro Quinta Da Costa Filho, Bacharelado em Psicologia.
ETAPA III: Relatório final das ações desenvolvidas e análise de resultados
Orientador(a): Ana Raquel Melo
PIRIPIRI-PI
2025
1 RELATO DO GRUPO DE TRABALHO
1.1 Relato da prática / síntese do percurso
O projeto Despertar da Criança foi idealizado com o objetivo de promover atividades voltadas ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças em idade escolar, por meio de dinâmicas lúdicas e interativas. Inicialmente, o planejamento previa três visitas presenciais à Escola Desembargador Dr. Antônio de Freitas Rezende, com ações organizadas a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Erikson, visando favorecer o desenvolvimento infantil em diferentes dimensões.
Durante a execução, alguns ajustes foram necessários. A dinâmica com as crianças exigiu flexibilidade do grupo, especialmente em relação ao tempo de execução das atividades e à adaptação do material conforme o interesse e nível de atenção das turmas. Por exemplo, uma das oficinas planejadas para 60 minutos precisou ser reduzida para 45, a fim de manter o engajamento das crianças e respeitar os limites do contexto escolar. Além disso, dificuldades como a ausência de alguns membros do grupo em determinados dias e a necessidade de reorganização de tarefas foram enfrentadas com diálogo e redistribuição das funções. O fórum devolutivo foi um momento significativo, pois permitiu ao grupo refletir sobre os acertos e os pontos a melhorar. Recebemos comentários positivos sobre a condução das atividades e o vínculo estabelecido com as crianças, assim como sugestões para aprimorar a clareza dos objetivos das oficinas em futuras ações.
1.2 Reflexão/avaliação dos objetivos e resultados alcançados
Os objetivos do projeto foram, em grande parte, alcançados. As ações realizadas permitiram observar e estimular aspectos do desenvolvimento infantil, como a coordenação motora, a linguagem, a socialização e o raciocínio lógico. As atividades propostas mostraram-se eficazes na interação com as crianças, proporcionando momentos de escuta, expressão e construção coletiva de conhecimento. A partir do referencial teórico, pudemos identificar na prática os conceitos de Vygotsky sobre a mediação social no processo de aprendizagem, bem como as fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Piaget e os estágios psicossociais de Erikson. O projeto evidenciou a importância de promover ambientes estimulantes e acolhedores, nos quais as crianças possam desenvolver suas potencialidades em um contexto seguro e respeitoso.
...