TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Por:   •  21/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MARY CINTHIA MONTEIRO BASTOS

Relatório de Tele Aula prática 2:

Eutrofização /  Efeito Estufa

[pic 3]

BOA VISTA

2017


1. Introdução

No presente relatório irei expor a aula pratica I, que trata de cadeias e teias alimentares, tipos de poluição e tratamento da agua.  

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia. Dentro da cadeia alimentar contem os produtores, consumidores e decompositores que são os níveis tróficos, também compreende a teia alimentar, que é as interligações de varias cadeias alimentares.

A poluição da agua é um problema causado pela ação do homem, com lixo despejados em lugares desapropriados, derramamento de produtos químicos, vazamentos de petróleo do fundo do mar ou mesmo dos navios  e que acabam sendo levados aos leitos dos rios,  lagos e mares, causando a poluição ainda mais grave, destruindo o ecossistema do ambiente, causando mortes de animais e plantas.

 Dentro das cidades existem as companhias de agua que faz um tratamento adequado tirando as impurezas e dejetos da agua para poder ser consumida por todos os seres vivos, mas ainda é pouco, pois não tem como fazer esse tratamento em rios, lagos e mares, apenas trata-se para a distribuição nas casas das cidades.

2. Desenvolvimento

Durante os experimentos da aula pode se observar a importância de cada ser vivo na cadeia alimentar, como um depende do outro para a própria sobrevivência e a dos demais, uns produtores que são as plantas, os consumidores e os decompositores.

2.1 Referencial teórico 

De acordo com o Inforpedia eutrofização é um processo pelo qual as águas de um rio ou lago enriquecem em nutrientes, minerais e orgânicos, originando um excesso de vida vegetal que dificulta e aniquila a vida animal por falta de oxigénio.

Monteiro & Viadana (2009)  em sua  analise da poluição da agua afirma que:

(…) a “decomposição anaeróbia de substâncias orgânicas é feita por processos de redução”, portanto, o Azul de Metileno, na condição de agente redutor (doador de elétrons), se oxida ao doar elétrons para as reações químicas promovidas por bactérias decompositoras que estão “retirando” o oxigênio das amostras de água ao decompor o material orgânico que possa existir nas amostras.

Eutrofização é um processo onde ocorrem mudanças das características químicas, biológicas e físicas de águas paradas.

É uma palavra de origem grega Eu significa bom ou verdadeiro e trophein significa nutriente.

A eutrofização pode ser de causas naturais ou por ação do homem só que de forma negativa. Nos dias atuais, tem se sido um grave problema ambiental, proveniente do aumento no lançamento, em águas represadas, de resíduos orgânicos o principal deles são provenientes de esgoto doméstico; Descarte de água poluída de indústrias; e nas zonas rurais as jogadas de fertilizantes químicos em águas represadas.

 Tendo como principais consequências da eutrofização:

 A água perde sua transparência natural. Ficando com cor azulada e ate esverdeada. Essa  mudança na coloração é provocada pelo aumento de algas.

 A água represada tem envelhecimento morrendo seus nutrientes, bagunçando assim o ecossistema, causando mortes dos peixes. Com a redução do oxigênio surgem as algas e das cianobactérias que são organismos tóxicos comprometendo a qualidade da agua destinada ao consumo. Para essa experiência vamos usar o corante azul de metileno que de acordo com o Wikipédia é um composto aromático heterocíclico, sólido verde escuro, solúvel em água, produzindo solução azul, inodoro, com fórmula molecular: C16H18ClN3S e massa molar 319.85 g/mol. O azul de metileno é usado como um corante bacteriológico e como indicador.

 EFEITO ESTUFA 

De acordo com FARIAS, Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

Jean-Baptiste Fourier, um famoso matemático e físico francês do século XIX, foi o primeiro a padronizar uma teoria sobre o efeito dos gases estufa, em 1827. Apresentou que o efeito de aquecimento do ar dentro das estufas de vidro se repetia na atmosfera terrestre. Em 1860, o cientista britânico John Tyndall mediu a absorção de calor pelo dióxido de carbono e pelo vapor d' água. Sendo o primeiro a colocar  a ideia que as grandes variações na temperatura média da Terra que produziriam épocas extremamente frias, ou muito quentes, poderiam ser devidas às variações da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

Apesar de o efeito estufa ser visto como algo ruim, ele é um evento natural que contribui para a propagação da vida no planeta. O efeito estufa tem como objetivo dificultar que a Terra esfrie demais, se a temperatura da terra fosse muito baixa, sem dúvidas não teríamos as mais variedades de vida. Entretanto, recente estudo realizado por pesquisadores e cientistas vem indicando que as ações do homem têm piorado esse processo por causa da emissão de gases na atmosfera, principalmente o CO2.

O dióxido de carbono (CO2) é gerado com a queima de combustíveis fósseis usados em veículos que usam derivados do petróleo como a gasolina e o diesel. Não sendo apenas esse o único agente na contribuição na emissão dos gases, também as queimadas.

Se esse processo de emissão de gases não for controlado haverá mudanças climáticas radicais, como elevações de temperaturas em lugares frios, e também onde for fértil entrara em processo de desertificação. Aumento nas incidências de furacões e tornados; diminuição de espécies da flora e fauna, derretimento das calotas polares podendo provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

Efeito estufa é um tema bastante divulgado em vários meios de comunicação mundial, sendo de simples explicação, com a interferência do homem sobre a natureza o fenômeno esta cada dia mais aumentando e com isso o planeta se torna mais quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (72.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com