TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema respiratório comparado

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema respiratório nos animais tem diversas formas diferentes, desde realização de respiração cutânea, por brânquias, por traquéias até pulmões. Cada uma dessas formas tem estruturas diferentes, porém realizam a mesma função. Estes sistemas são semelhantes, pois todos têm uma membrana úmida permeável, onde moléculas de oxigênio e dióxido de carbono difundem-se, tendo contato com o meio externo.

A respiração é fundamental para a vida dos animais, na respiração ocorre à troca por meio de difusão dos gases de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no organismo do animal.

A difusão é diferente nos animais devido ao tamanho, superfície corporal, redução do metabolismo aeróbico, espécie e etc. Portanto dependendo do animal a diferentes estruturas para a realização da respiração.

A respiração cutânea é realizada em animais aquáticos como os poríferos, celenterados e platelmintos aquáticos e nos terrestres (platelmintos terrestres, minhocas e anfíbios), geralmente esses animais são pequenos e possuem a pele bastante vascularizada facilitando a troca dos gases com o meio ambiente úmido.

A respiração branquial é realizada por animais aquáticos, como os peixes. As brânquias são órgãos localizados perto da boca e têm contato direto com a água, coberta apenas pelo opérculo, a água passa pelas brânquias na locomoção o animal ou batimento flagelar.

A respiração traqueal ocorre em artrópodes terrestres (insetos, quilópodos, diplópodos e etc). Essa respiração é feita por um túbulo que se ramifica pelo corpo do animal, é feita pela locomoção do inseto.

A respiração pulmonar é realizada em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Porém além de possuírem pulmão a respiração tem estruturas diferentes em cada grupo.

Estrutura respiratórias dos diferentes grupos.

        A classe condrictes representa os peixes cartilaginosos, a respiração desses peixes é realizada por meio de locomoção, assim a água entrará pela boca, saindo pelas fendas branquiais. Os da classe osteíctes são peixes que possuem estrutura óssea predominantemente, a respiração desse animal também acontece quando a água entra pela boca, porém diferente dos condrictes, eles possuem arcos branquiais coberto pelo opérculo, quando a água entra o opérculo se fecha e O2 presente entra em contato com a faringe e brânquias (absorção do O2), logo depois o opérculo se abre permitindo a saída de água com os gases como CO2 pelas brânquias e boca.

        As rãs (anfíbio) não possuem tórax desenvolvido, sua respiração é realizada por pulmões (pouco desenvolvido) e principalmente pela pele (fina e úmida), diferentemente dos girinos que a respiração é feita por brânquias como os peixes.

        Nos répteis a respiração é exclusivamente pulmonar, diferente dos anfíbios a pele dos répteis é rica em queratina tornando-a impermeável. A respiração acontece por meio da diferença de pressão de dentro do organismo e do ar atmosférico.

        As aves realizam respiração pulmonar, porém diferente dos outros grupos possuem sacos aéreos que auxiliam na respiração. Os pulmões desses animais são compactos e em volta desse órgão estão dispostos os sacos aéreos (que possibilitam a diminuição da densidade da ave durante o vôo), a diferença de pressão permite que esses animais realizem a respiração. Os sacos aéreos têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com