TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Por:   •  26/11/2018  •  Seminário  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ETEC PROFESSOR PEDRO LEME BRISOLLA SOBRINHO- 097

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

ANA BEATRIZ FILIPINI DE SALES

CAMILA CRISTINA NUNES

VACINAS

IPAUSSU – SP

2018

INTRODUÇÃO

No mundo existe uma listagem extensa de diversas doenças, vírus, infecções e malefícios para a saúde dos seres dos vivos que são adquiridos de distintas formas e que acabam atrapalhando de forma intensa o cotidiano. Quando não tomamos os devidos cuidados as doenças podem acabar se transformando em algo mais grave no organismo ou até mesmo em endemias, epidemias ou pandemias.

Para evitar que esses males se proliferem vários métodos estão disponíveis, desde cuidar da higiene, ter uma alimentação saudável, manter uma rotina de exames e o método mais eficaz e confiável, as vacinas.

Vacinas são consideradas produtos biológicos que tem a capacidade de proteger quem as utiliza de certas doenças. Em sua estrutura localiza-se agentes patógenos, que seriam os vírus ou bactérias que causam doenças, eles estando mortos ou por fragmentos dos mesmos.

Sua função é a estimulação de respostas imunológicas do organismo para que comece a ser produzido anticorpos antes da doença ser contraída. Quando aplicadas promovem o desenvolvimento da chamada “memória imunológica”, isso seria essa produção prematura dos anticorpos que vão reconhecer o invasor se acontecer de o indivíduo ser infectado por ele.

Já existe diversas vacinas para prevenir doenças como hepatite, gripe, tuberculose e rubéola. É possível até mesmo erradicar uma doença com a presença das vacinas, que é o caso da poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, que não tem caso registrado no Brasil desde 1989.

Apesar de todo esse avanço existem diversas doenças que ainda não possível encontrar um meio de prevenir e são constantemente estudadas para que em um futuro consigam desenvolver. Geralmente vírus que apresentam alta taxa de mutação em sua composição são os mais complexos de serem desvendados, como por exemplo o HIV que tem sido um desafio de longo prazo.

COMO SURGIU?

No século XVII na Europa exista diversas doenças devido à falta de higiene dos lugares, das pessoas e a falta de saneamento básico. A pior dessas doenças era a varíola, sua proliferação era tão intensa que a maior parte da população não sobrevivia mais do que sua juventude sem ser infectado por essa doença e a mortalidade estava na faixa dos 40%.

Devido à gravidade dessa doença foi levado para a Europa Ocidental um método que era utilizado na China conhecido como “variolação”, neste procedimento era aplicado na pele de pessoas saudáveis o liquido que era retirado de uma crosta de varíola de um indivíduo que já estava infectado, no começo a realização acabou levando diversas pessoas a morte.

Foi utilizado por um longo tempo até chegar ao conhecimento da população as pesquisas do médico inglês Edward Jenner que se tornaram publicadas em 1796, que para muitos é a base científica das vacinações. [pic 2]

Edward começou a investigar um murmúrio que rondava em meio os camponeses, onde diziam que os rurais que se envolviam diretamente com as vacas que se encontravam com a doença da varíola das vacas também conhecida como “cowpox”, eles eram infectados pela condição dos animais tendo sintomas parecidos como os animais, esses sintomas eram conhecidos como vaccina do latim vacca e depois não sofriam com a doença humana.[pic 3]

Depois de analisar este fato o médico injetou o pus de cowpox em um menino saudável de 8 anos que nunca tinha tido nem vaccina e nem cowpox. A criança em um curto período demonstrou os sintomas benignos da vaccina e mais tarde injetaram um vírus humano porem ele não foi infectado.

Tiveram como resultado a substituição da variolação por essa técnica que diminui muito a mortalidade. O sucesso desse método ocorria pois a cowpox não era introduzida pela inalação como ocorria normalmente e sim pela pele, o que dava mais tempo para que o sistema imunológico do indivíduo produzisse as defesas necessárias para que o vírus não se proliferasse.

COMO AS VACINAS FUNCIONAM?

As vacinas têm como sua função estimular os anticorpos que existem no corpo capazes de repelir doenças infecciosas, assim fazendo com que quem as toma esteja imune de determinados vírus que tem a possibilidade de se manifestarem.

A imunização funciona no organismo fazendo com que ele produza os anticorpos contra germes específicos, incluindo bactérias e vírus. Os anticorpos começam a ser criados a partir do momento em que os germes entram em contato com o organismo, dependendo do germe o organismo só permite que que a pessoa adoeça uma única vez devido a produção dos anticorpos, um exemplo para esse acontecimento temos a rubéola.

Para que não fiquemos doentes as vacinas agem fazendo nosso organismo produzir os anticorpos antes mesmo de adquirimos o vírus. Quando a vacina é aplicada ela atinge a corrente sanguínea, deixando assim as defesas alertas com o vírus ou bactérias que nela estão presentes, podem ser com eles mortos, vivos ou até mesmo pequenos fragmentos do seu material genético, produzindo assim os anticorpos.

Quando o organismo acaba com os microrganismos maléficos para a saúde, ele memoriza as informações daquele vírus, assim quando realmente for infectado o sistema imunológico ataca-lo. Nessa hora o indivíduo vacinado começa a produzir em grande escala os anticorpos necessários.

      [pic 4]

Geralmente as vacinas só servem para evitar um único tipo de doença, mas já existe vacinas que evitam mais de um problema. Este caso na verdade é a junção delas em uma única aplicação, porém não são todas que podem sofrer essa junção. Uma junção conhecida é a vacina tríplice viral que impede sarampo, caxumba e rubéola.

COMO AS VACINAS SÃO PRODUZIDAS?

Para que uma vacina possa ser criada tem que passar por inúmeros estudos e testes por um longo período, antes de chegar a população passa por diversos métodos para comprovar sua estabilidade e para saber se era aquilo mesmo que era necessário. Além de precisar de muito precisa de um alto investimento financeiro que geralmente vem do governo ou fundações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (748.6 Kb)   docx (688.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com