TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Somos Todos Diferentes

Por:   •  26/8/2016  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  7.475 Visualizações

Página 1 de 3

FILME: SOMOS TODOS DIFERENTES

O filme Somos Todos Diferentes, relata-nos a história de Ishaan Awasthi. Ishaan é um garoto de nove anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em um conjunto habitacional na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior, às letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Já seu irmão é o melhor da classe, tendo sucesso também nos esportes.

Devido a suas dificuldades de aprendizagem, ele é visto pela sociedade como uma criança problemática. Seus pais e professores julgavam o menino como preguiçoso e desleixado, pois obtia notas ruins e havia repetido mais de uma vez no ensino fundamental. Após serem chamados na escola para falar com a diretora de Ishaan, que informa aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Frente a este problema seu pai recorreu a um parente que dirigia uma escola no regime de internato, procurando assim resolver o problema de aprendizagem que até então era visto como simples falta de interesse de Ishaan.

Já em sua nova escola, as dificuldades de Ishaan começam a aumentar devido à exigência e rigidez com que a instituição trata o ensino-aprendizagem. Agora ainda mais desmotivado, e sem compreender suas dificuldades, o menino piora sua auto-estima que já era baixa e inicia um processo depressivo, motivado também pela falta da mãe, do irmão mais velho e da sua vida cotidiana. Sua grande capacidade de expressar-se através da arte torna-se reprimida, já não sente mais vontade de fazer as coisas que antes fazia com prazer.

A situação de Ishaan começa a mudar quando um novo professor de arte entra para substituir o antigo professor. No decorrer das aulas, Ram Shankar Nikumbh o novo professor, observa a severa introspecção de Ishaan, buscando compreender o menino começa a investigar a vida familiar e escolar do mesmo, e reconhece o problema de aprendizagem, o qual ele também sofrerá quando criança. Ao procurar os pais, percebe que a família e a escola desconheciam o problema de Ishaan, a dislexia. A partir daí, o professor utiliza técnicas para mediar a aprendizagem de Ishaan e explorar a sua intensa capacidade de expressão através da arte.

Professor Nikumbh propõe um campeonato de pintura com todos os alunos e funcionários da escola, no qual Ishaan sagrou-se campeão e tem seu desenho publicado no anuário da escola, conseguindo assim resgatar e lapidar em Ishaan suas potencialidades e conseqüentemente o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.

O filme consegue com eficácia abordar e sensibilizar as pessoas para casos muitas vezes comuns, característicos de uma sociedade que desconhece a maneira correta de interpretar os sintomas da dislexia, confundindo muitas vezes com comportamentos de má conduta, desleixo, relaxamento, etc. Seja pelo despreparo de seus profissionais por vezes desmotivados e pouco valorizados, seja por fazer “vistas grossas” não empenhar-se e permanecer indiferente a diversidade que a permeia.

Segundo o Annals of Dyslexia "A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com