TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ártrópodes

Por:   •  3/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato

Centro de Referência em Educação Profissional

Coração e Fígado

João Pedro Müller

Taquara 2015

INTRODUÇÃO:

        O Sistema Digestório dos seres humanos é composto pela: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado, Intestino grosso e Ânus.                                                                                  No Intestino Delgado que atua o Fígado (maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500 funções). O Fígado é encontrado na região abdominal, do lado direito do corpo, logo abaixo do diafragma. Este órgão recebe cerca de 70% de todo o sangue do nosso corpo. Os nutrientes que são absorvidos no intestino, são metabolizados e acumulados no Fígado. As substâncias tóxicas que são absorvidas são neutralizadas e eliminadas pela Bile (é um fluído produzido pelos hepatócitos e é armazena na vesícula biliar).                                       O Sistema Cardiovascular ou Circulatório é formado pelo coração, os vasos sanguíneos e o sangue. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

        O principal órgão deste sistema é o Coração, ele é responsável por bombear o sangue para o resto do corpo, ele está localizado no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões.

OBJETIVO:

        Conhecer as estruturas que compõe o Coração e o Fígado.

METODOLOGIA:

        Na aula de Biologia do dia 15/04/15 estudamos em uma aula prática dois órgãos, o coração que pertence ao Sistema Cardiovascular e o Fígado que pertence ao Sistema Digestório.

        Nesta aula vimos como é um coração de boi verdadeiro pelo lado de dentro e de fora, e também vimos um pedaço de fígado do mesmo. Observamos que o coração deste animal é muito maior comparado ao de um ser humano. Conseguimos observar as válvulas cercadas de gordura do lado de fora do coração, após abrir o coração foi possível enxergar os átrios e os ventrículos do coração, que são responsáveis pela pulsação, o miocárdio, entre outras partes.

        Pelo pedaço de Fígado, foi possível observar a membrana externa que fica em volta de todo o órgão e os ductos biliares que estão distribuídos por todo o fígado.

        

                                                                                                                             

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com