TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquimica Escolas

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 8

ABORDAGEM DA BIONERGÉTICA NOS LIVROS

DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

[pic 1]

Aline Moraes

Juliani Benites

Lisiani Ribeiro

Tatiana Fioravante

Resumo: Os livros didáticos são recursos usados em sala de aula para apoio dos professores como um material para contribuir para a formação crítica do aluno. Neste trabalho foi analisado a abordagem de alguns conteúdos referentes a Bioenergética em livros didáticos de biologia destinados ao1º,2º ano do ensino médio. Os aspectos analisados foram a presença dos conteúdos abordados em aulas de Bioenergética no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ,6º semestre, comtemplados nos livros didáticos, e a forma que são transmitidos aos alunos.

Palavras-chave: Bioenergética, livros didáticos.

Introdução

A bioenergética constituiu um dos principais blocos temáticos da Fisiologia, sendo essencialmente dedicada ao estudo dos vários processos químicos que tornam possível a vida celular do ponto de vista energético. Durante o 6º semestre na disciplina Bioenergética, foram abordados: Aminoácidos/Proteínas, Proteínas/Enzimas, Carboidratos/Lipídeos, Oxidações Biológicas, Fotossíntese, Noções de Metabolismo, Membranas biológicas e transporte e noções de Bioletrogenese, foi feita análise nos livros didáticos de Biologia do 1º, 2º ano do ensino médio. Os livros foram coletados na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana que fica localizada na rua Ramão Prunes de Oliveira, 2217 em Uruguaina-Rs, livros fornecidos aos alunos pelo Programa Nacional do Livro Didático que tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. 

No ensino de Ciências, os livros didáticos constituem um recurso de fundamental importância, já que representa em muitos casos o único material de apoio didático disponível para alunos e professores.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) definem “Ciência” como uma elaboração humana para a compreensão do mundo. Seus procedimentos devem estimular uma postura reflexiva e investigativa sobre os fenômenos da natureza e de como a sociedade nela intervém, utilizando seus recursos e criando uma nova realidade social e tecnológica.

Metodologia: A pesquisa foi feita com o objetivo de encontrar os conteúdos referentes a bioenergética em livros didáticos do ensino médio, alguns aspectos foram analisados tais como: simbologia da área do conhecimento  trazem conceitos que envolvam o cotidiano da biologia e também da importância da vida, tipo linguagem, capacidade de comunicar o conhecimento, conteúdo é apresentado de forma interessante; a apresentação de imagens associados ao conteúdo, tipo da abordagem de exercícios e presença aulas sugestões de aulas práticas.

Pesquisa:.

Conteúdo: Carboidratos e lipídeos

Ano:1º

Livro: Biologia Volume 1

Autores: Sasson Cesar, Caldini Junior, Nelson.

Capítulo: Unidade 1 capitulo 3. As substancias da vida: Água, sais, açucares e gorduras:

Páginas: 27 a 39

Simbologia da área do conhecimento: Símbolos trazem conceitos que envolvem o cotidiano da biologia e também da importância da vida.

Linguagem: Fácil entendimento

Capaz de comunicar conhecimento: Sim, possível a compreensão dos dois leitores aluno e professor.

Apresenta forma interessante de apresentar o conteúdo: Sim pois o primeiro texto do capitulo na página 27 tem como título “A química controla nossas vidas”. Texto no qual sugere ao aluno desenvolver a habilidade de ligar a matéria abordada ao cotidiano, que tem como base a doença diabetes (doença metabólica que atinge cerca de 8% da população brasileira) a todo conteúdo que será abordado no capitulo. Ainda no texto são contemplados exemplos de substâncias diferentes dentro das células, que são agrupadas basicamente em quatro categorias carboidratos (açucares), lipídeos (óleos e gorduras), proteínas (insulina) e ácidos nucleicos (DNA). Apresentando não só o estudo da biologia, mas fazendo com que o aluno tenha noção das substancias e como elas agem no organismo. Reforçando assim o estudo da Bioquímica no ensino médio, a qual é parte da biologia que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismo vivo. Posteriormente na página 32 explica de forma clara os o tema carboidratos que compreendem os açucares e os lipídeos dentro os quais estão as gorduras, são duas substancias orgânicas fundamentais para a vida. Os carboidratos são relacionados principalmente ao fornecimento de energia imediato para a célula, enquanto os lipídeos tem frequentemente um papel de reserva energética. Neste capítulo são encontradas as divisões dos carboidratos: monossacarídeos, dissacarídeos oligossacarídeos e polissacarídeos e os lipídios divididos em: simples compostos e esteroides.

Imagens associadas ao conteúdo: Sim. Pagina 27 criança utilizando aparelho chamado glicosimetro (no qual é utilizado para medir a concentração de açúcar no sangue). Página 29 tabela periódica que refere-se aos 11 elementos mais comumente encontrados na composição dos seres vivos, fundamentais a existência de vida na terra. Entre eles Hidrogênio(H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N) Carbono (C), Enxofre (S), Fosforo (P) que juntos somam 99% da massa de uma célula viva. Na página 30 são apresentadas modelos atômicos que exemplificam estruturas de substancias orgânicas e inorgânicas com cores diferentes para melhor entendimento. Logo a seguir na página 32 são apresentadas imagens de substâncias enérgicas tais como massas e pães que são alimentos ricos em carboidratos. Facilitando o entendimento do leitor. Na página 34 que refere-se aos lipídeos apresenta a imagem de abelhas no favo de mel diferenciando que a cera é um lipídeo e o mel é exemplo de carboidrato. Durante o capitulo também constam tabelas comparativas e tabelas resumidas, onde o aluno consegue ver o conteúdo de forma prática e sucinta.

Tipo de abordagem exercícios: Durante o capitulo foram abordados exercícios de fácil entendimento e resolução que fazem que o aluno assimile o conteúdo abordado. Exercícios de recapitulação e propostas para a discussão. Além de interpretações de texto.

Livro aborda atividades práticas: Não

Conteúdo: Proteínas e ácidos nucleicos

Ano:1º

Livro: Biologia Volume 1

Autores: Sasson Cesar, Caldini Junior, Nelson.

Capítulo: Unidade 1 capitulo 4. As substâncias da vida: proteínas e ácidos nucleicos.

Páginas: 40 até 51

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com