TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Atividade Física Para o ser Humano

Por:   •  5/10/2015  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A importância da atividade física para o ser humano:

A atividade física é muito importante para o ser humano pois nela engloba qualquer atividade corporal, ela utiliza o sistema muscular, sendo assim, acaba tendo um gasto energético maior.

As atividades físicas podem ser classificadas em: caminhar, correr, pedalar, nadar ou até mesmo as mais complexas como treinamento com peso, circuitos funcionais, danças, lutas, etc.

O propósito das atividades físicas é basicamente trabalhar o movimento e a manutenção do corpo humano, melhorando a postura, tonificação da musculatura, evitar o excesso de peso corporal, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, qualidade de vida, combatendo estresse, dando mais disposição, auto-estima, flexibilidade, melhorando o sistema imunológico, condicionamento físico, dentre vários relacionados ao desenvolvimento cognitivo e motor. Ou seja, a atividade física é indispensável para a reabilitação do corpo humano e bem-estar.

TIPOS DE VITAMINAS E MINERAIS – CLASSIFICAÇÕES E FUNÇÕES

As vitaminas e minerais são importantes para nosso organismo. Com a alimentação diária podemos ingerir a maioria dessas substâncias. As que não conseguimos através da alimentação diária, podemos receber na forma farmacológica (comprimidos ou injeções).

As vitaminas e minerais são reguladores das reações químicas celulares do nosso organismo.

As vitaminas podem ser:

Lipossolúvel: vitaminas A, D, E, K.

Hidrossolúvel: vitamina C e as do complexo B.

Pessoas que tem uma boa alimentação, completa e saudável, não precisa de se suplementar, mas em alguns momentos da vida são necessários essa suplementação. Por exemplo: Na velhice, gestantes, adolescência e também atletas

DESENVOLVIMENTO

Para que qualquer praticante de atividade física tenha um bom desempenho e força necessária, necessita da ingestão de vitaminas e minerais. As ações benéficas são funcionamento do organismo, reações metabólicas, sistema imunológico e rendimento.

Quando realizamos atividades físicas, o corpo faz o aumento de radicais livres onde conseguimos um melhor rendimento físico. Consumindo vitaminas e minerais impede os riscos de lesões e outras deficiências. No caso de um atleta ou quem faz atividade física regular, esta pessoa deve consumir mais vitaminas e minerais que o normal, pelo fato dela gastar mais energia, mas, se há um desequilíbrio desses dois fatores, irá ter efeito contrário, ao em vez de ganhar musculatura e força, a pessoa vai perder massa magra e diminuir o desempenho durante a atividade física.

Para atletas, só é necessário o uso de vitaminas e minerais, se ele possuir algum déficit alimentar. Caso contrário a dieta supri tais necessidades, quando rica em legumes, frutas, grãos, sementes, carnes e carboidratos.

Os atletas tem riscos decorrentes de lesões, contusões ou fraturas, com isso é fundamental o uso de tais alimentos ricos em nutrientes e antioxidantese suplementação. Atletas, também podem utilizar de recursos ergogênicos, que seria uma substância que intensifica seu trabalho, aumentando a potência fósoca e mental. Servem para aumentar a energia no músculo, o tecido muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com