TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme The Sugar

Por:   •  9/11/2020  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

That Sugar Film não só é uma obra criativa, com entrevistas, imagens geradas por computador, cenas de viagem, processos de consulta médica, música e animações; mas é também como uma espécie de documentário que aborda com objetividade os malefícios do consumo exacerbado do açúcar e da frutose, além de esclarecer as artimanhas malignas das empresas alimentícias. A obra nos ajuda a tornar plural o olhar para a má alimentação em nosso tempo e ressalta que a gordura não é exatamente a senhora de todos os males.

Visto isso, sob a orientação de cientistas e nutricionistas, o ator Damon Gameau embarca em uma dieta rica em açúcar, ingerindo 40 colheres de chá desse elemento por dia durante dois meses. O problema é que ele faz isso sem consumir qualquer refrigerante, chocolate ou sorvete. Só ingere alimentos considerados "saudáveis" (sucos de frutas, alimentos light, com teor reduzido de gordura e etc). Já no fim desse processo foi constatado que ele rapidamente caminhou rumo à doença. Esse é um alerta interessante, o seu passado saudável não o protegeu.

Outra questão oportunamente levantada pelo filme é a comparação entre a quantidade de açúcar prevista como difícil de ser ingerida (40 colheres de chá por dia) com o fato de alguns alimentos aclamados pela mídia nutricional convencional facilmente oferecê-las em uma única refeição por dia. O documentário mostra animações educativas bem eficientes, e não parece em nenhum momento fazer comparações irreais com a média de comportamento alimentar da maioria pessoas, especialmente dos jovens.

Além de mostrar os efeitos do açúcar sobre o seu próprio corpo, o documentário lida honestamente com o outro lado da moeda, abordando alguns de seus caminhos e entrevistando um dos representantes deste lado, ligado à Coca-Cola e cuja entrevista é um misto de vergonha e marketing muitíssimo bem pago, que cada vez mais manipula seus produtos ao invés de promover a conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com