TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Orgânicas

Por:   •  20/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS NOVA IGUAÇU (NOITE)

CURSO DE FARMÁCIA

CARLOS RENATO SANTOS PAES

MATRÍCULA: 202003469831


RESUMO (CONTEUDO DIGITAL)

FUNÇÕES ORGÂNICAS


Funções orgânicas.

Resumo de apresentação das principais funções orgânicas suas nomenclaturas e características mais importante, estabelecendo uma conexão entre seus nomes e suas estruturas, bem como as características mais importantes desses compostos, o que fornece a base fundamental para entendermos as reações orgânicas no laboratório e no nosso organismo.

Os hidrocarbonetos.

São compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio, podendo conter apenas ligações simples (alcanos: São compostos saturados que contenha apenas ligações simples de carbono e hidrogênio), menos uma dupla (alcenos), pelo menos uma ligação tripla (alcinos), ou ainda serem compostos aromáticos.

A forma mais simples de representar os compostos orgânicos é através da estrutura de linha de ligação ponto nestas estruturas os átomos de carbono são representados pelas pontas das linhas, e os hidrogênios ligados a eles ficam ocultos respeitando o fato de que o átomo de carbono faz 4 ligações covalentes. Qualquer átomo que não seja de carbono ou hidrogênio deve ser obrigatoriamente representado.

Nomenclatura dos alcanos.

Alcanos lineares: Todo alcano terminará com o sufixo -ano, E sua nomenclatura dependerá do número de carbonos da molécula sendo representados por radicais que derivam do latim do grego sendo eles: met-, et-, prop-, but-,pent-.

Existindo ainda substituinte denominados grupo alquila formado essencialmente por alcanos com um átomo de hidrogênio a menos, radicais de número de carbonos, porém com a terminação -ila.

Os alcanos com três, quatro e cinco carbonos podem ainda perder um átomo de hidrogênio em mais de uma posição dando origem a diferentes grupos alquila.

Alcanos ramificados: Para esses devemos seguir as seguintes regras.

  1. Identificar a cadeia principal da molécula que será aquela com maior número de carbonos lineares, o número de carbonos nessa cadeia determinará ao radical utilizado no nome composto (met-, et, prop-, but, pent- e etc). Caso haja 2 cadeias do mesmo tamanho, devemos considerar como principal aquela com o maior número de ramificações. E se os carbonos formarem um anel, levando a um composto cíclico devemos adicionar o prefixo ciclo antes do nome da cadeia principal
  2. Numerando os carbonos da cadeia principal, essa numeração começa no carbono mais próximo ao substituinte, E se o composto tiver mais de uma ramificação devemos começar a numeração pela extremidade que forneça as posições das ramificações nos carbonos de menor número possível.  Mas, ou seja, um composto cíclico devemos começar a contar os carbonos de maneira que aquele que apresenta uma substituição seja o número 1, caso haja mais de um substituinte número de carbonos de maneira que eles estejam sempre no carbono de um menor número assim como nos hidrocarbonetos de cadeia aberta.
  3. Localizando os substituintes e o número de carbono ligados a eles, ou seja, os grupos de alquila que estiverem ligados a cadeia principal perdem a letra A quando passam a fazer parte do nome composto. Se 2 substituintes estiverem ligados ao mesmo carbono, eles receberão o número correspondente aquele carbono e este número aparecerá a 2 vezes no nome, além disso, se um composto tiver o mesmo substituindo ligado a carbono as diferentes, utiliza se os prefixos  di, tri, tetra e etc. Para nomeá-los e o número se repete quantas vezes forem necessárias
  4. Escreva o nome do composto como se fosse uma única palavra (não há espaços em nomes compostos orgânicos), E os números devem ser separados por vírgulas e hifens separam as palavras dia números.

Propriedades do alcanos.

Tendo como importante característica à sua baixa afinidade a outros compostos, permitindo que eles sejam muito utilizados como solventes apolares em laboratórios. No entanto, essa classe de composto é capaz de reagir com oxigênio, halogênios E algumas outras substâncias se as condições forem ideais, permitindo ainda a reação entre alcanos e oxigênio a geração de energia (quanto maior a cadeia carbônica, maior seu ponto de ebulição).

O aumento no número de ramificações da cadeia faz com que os pontos de fusão e ebulição sejam mais baixos pois diminuem a área superficial e prejudicam as interações entre as moléculas, para os cicloalcanos A tendência no ponto de ebulição se mantém quanto maior o anel, maior será o ponto de ebulição.

Os alcanos compõem a classe que apresenta menor densidade entre todos os compostos orgânicos fazendo com que os mesmos flutuem em água, de maneira que quando ocorrem vazamentos de petróleo, por exemplo, vemos as manchas flutuando na superfície da água.

Alcenos

Hidrocarbonetos que apresentam dupla ligação em sua estrutura a presença dessa ligação permite que os alcenos sofram reações de adição, oxidação e Redução, sendo bem mais reativos que os alcanos.

Nomeando os alcenos: A nomenclatura desses compostos segue as mesmas regras de antes com pequenas variações.

Terminação sempre em -Eno

  1. A cadeia principal será a maior mesmo que esta não inclua a dupla ligação caso isso aconteça o composto será nomeado como um alcano substituído
  2. Se a dupla ligação estiver à mesma distância das 2 extremidades escolhe o carbono mais próximo à ramificação
  3. A posição da dupla ligação deve ser indicada no nome do composto logo antes do nome da cadeia principal e pelo carbono de menor número
  4. Se houver mais de uma dupla ligação o composto deverá ser nomeado como: dieno, trieno e assim sucessivamente.

Cicloalcenos-,Deverão ter seus carbonos numerados de forma que a dupla ligação esteja sempre entre os carbonos 1 e 2 e que os substituintes tenham o menor número possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com