TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Membranas

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

MEMBRANAS

Célula I – Thaynara

Tipos de Membrana:

- Plasmática: Delimitar a célula e realizar sinalização celular.

- Memb. Internas: Envolvem as organelas -separar os componentes proteicos dessa organela do meio EC- e propiciar os processos de sinalização celular.

Funções – No Geral:

- Apresentam gradientes iônicos (íons no lado ext. e int. da membrana) que podem ser usados na síntese de ATP (mitocôndria), também pode ser utilizado para coordenar transportes iônicos condução dos impulsos elétricos.

- Atua como seletores de sinais externos (proteínas receptoras). Sinal intracelular que desencadeia uma resposta.

- Tráfego vesicular.

*As diferentes funções das membranas são relacionadas a sua composição. (EX: A memb. Plasmática é rica em colesterol, no qual entra na membrana para alterar sua dinâmica –passagem de solutos e água, o que diminui sua permeabilidade deixando-a altamente seletiva).

Características comuns:

- Dinâmica: Capacidade da memb. De alterar seu formato sem que ocorra a perda de sua integridade ou haja vazamento celular (flexibilidade – podem sofrer invaginações, se dobrarem e etc...).  *Quanto mais colesterol possuir uma memb. menos dinâmica ela se torna. A dinâmica também está relacionada a capacidade dos lipídios de sem movimentarem dentro da bicamada lipídica (movimentação mediada por enzimas específicas).

- Seletividade: Maior constituinte de uma memb. São os lipídeos (moléculas apolares) retendo a passagem de compostos polares ou carregados (Esses passam com o auxílio de proteínas específicas). Logo elas “deixam passar” apenas compostos hidrofóbicos.

- Lateralidade funcional: A membrana é assimétrica, ou seja, o mesmo grupo de proteínas que estão no lado citosólico da memb. Não se encontram no lado EC, pois uma mesma proteína pode expor um domínio funcional de um lado e não expor de outro, ou seja, a composição de uma face é diferente da outra.

Composição:

- Lipídios: Estão presentes na bicamada lipídica (fosfolipídios)- favorável no ponto de vista termodinâmico por apresentarem caráter anfipático (parte polar e parte apolar), também na forma de glicolipídios (lipídios que possuem uma parte de carboidrato) e também como colesterol.

- Proteínas: Receptores de sinais intercelulares, transportadores iônicos, sítios de sinalização celular. São também encontradas ancoradas por uma ponte lipídica, é também encontrada como uma proteína integral (inserida na memb. Plasmática), proteína periférica (somente interage com a parte polar dos lipídios) e também proteínas anfitrópicas (presentes externamente ou interagindo com membrana, podendo apresentar características tanto da proteína periférica quanto da proteína transmembrana). Proteínas transmembrana possui domínio extracelular (presente na face externa da memb.), domínio intracelular (presente na face interna da memb.) e domínio hidrofóbico (se a constituição dos aminoácidos for polar não haveria a interação com os lipídios e estabilizar a proteína).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com