TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Membranas

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Membranas

As células, além de serem envolvidas pela membrana plasmática, apresentam sistemas internos de membranas que delimitam organelas subcelulares, como o núcleo, a mitocôndria, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e vários tipos de vacúolos, incluindo os lisossomos. MARZZOCO, TORRES (2007)

A membrana plasmática é o elemento mediador da comunicação entre a célula e o seu meio externo. Constitui uma barreira altamente seletiva, que determina a criação de um compartimento interno com composição química própria, diferente do meio externo, possibilita também a captação de sinais extracelulares, participando de processos de reconhecimento e comunicação entre células. MARZZOCO, TORRES (2007)

Interações entre lipídios anfipáticos: A bicamada lipídica

Os lipídios anfipáticos, quando são adicionados a um meio aquoso, tendem a agregar-se, organizando-se espontaneamente em estruturas plurimoleculares. MARZZOCO, TORRES (2007)

A maioria dos fosfolipídios e glicolipídios associam-se em uma camada dupla de moléculas, chamada bicamada lipídica; As moléculas de lipídios alinham-se lado a lado, compondo duas monocamadas; essas cadeias carbônicas agrupam-se frente a frente, de modo a criar um domínio hidrofóbico no meio da bicamada; MARZZOCO, TORRES (2007)

Bicamadas tendem a se converter em estruturas fechadas, chamadas lipossomos, que são mais estáveis porque não apresentam caudas hidrofóbicas expostas ao solvente. Lipossomos são, portanto, vesículas esféricas sintéticas formadas por uma bicamada lipídica contínua, que delimita uma cavidade interna preenchida por solvente. MARZZOCO, TORRES (2007)

Experiência com lipossomos demonstram que a bicamada permite a livre difusão de moléculas apolares, mas é essencialmente impermeável a compostos iônicos ou polares, insolúveis no centro hidrofóbico de bicamada. A água é uma exceção, podendo atravessar a bicamada lipídica com relativa facilidade. MARZZOCO, TORRES (2007)

A bicamada isola o liquido contido no interior do lipossomo do liquido externo, sendo que os lipossomos estão sendo estudados como via alternativa para a administração de medicamentos, além disso, vale ressaltar que as bicamadas lipídicas sofrem mudanças de estado físico em uma temperatura característica, chamada temperatura de transição, essa mudança de fase é devida à alteração do grau de interação das cadeias de hidrocarbonetos constituintes da bicamada. MARZZOCO, TORRES (2007)

Estrutura das membranas biológicas

A bicamada lipídica, nas células, está associada a proteínas, que viabilizam o transporte de determinados solutos; ou seja, as membranas são permeáveis a compostos para os quais dispõem de proteínas que atuem como transportadores específicos. As proteínas desempenham inúmeras outras funções características de cada membrana. MARZZOCO, TORRES (2007)

Nos organismos superiores, as membranas celulares são constituídas, basicamente, com fosfolipídios, ou seja, glicerofosfolipídios e esfingomielinas., além destes o colesterol é um componente importante das membranas eucarióticas, este constitui um fator adicional de regulação da fluidez das membranas, devido a dois efeitos diversos. Como a molécula de colesterol não alcança o centro da bicamada, a interação com as cadeias de hidrocarboneto e a sua imobilização parcial dá-se apenas na região mais próxima dos grupos polares. O álcool e alguns agentes farmacológicos, como os anestésicos, parecem atuar diretamente nas membranas do sistema nervoso central, alterando o estado físico. MARZZOCO, TORRES (2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com