TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açúcares Redutores e Caramelização

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE – CEO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: Química de alimentos

PROFESSOR(A): Andréia Zilio Dinon

ACADÊMICO(A): Julia Villain e Mateus Kaiser e Talissa Banghi

AULA PRÁTICA

EFEITO REDUTOR DE AÇÚCARES [a]

PARTE TEÓRICA 

1 – Reação de Barfoed baseia-se na redução dos íons cobre (Cu2+ para Cu1+) na presença de açúcares redutores em solução fracamente ácida. A reação positiva ocorre com a formação de turvação do meio e/ou um precipitado vermelho-tijolo.  

2 – Identifique e justifique qual seria o resultado esperado para a identificação dos seguintes glicídios pela reação de Barfoed: glicose, frutose, sacarose, lactose e galactose. 

        Para glicose, frutose e galactose o resultado esperado seria a formação de precipitado de coloração azul. Já para sacarose e lactose o resultado seria a formação de precipitado na coloração vermelha[b]

3 - Reação de Fehling:

            A propriedade de óxido-redução de cátions como cobre e prata afeta a cor das soluções que os contêm, tornando-os adequados para emprego como componentes em reagentes analíticos. o Cu++, de característica cor azul anil quando em solução alcalina, ao ser reduzido estequiometricamente a Cu+ proporciona ao meio de reação um precipitado vermelho-tijolo; este é o fundamento químico do reagente conhecido como licor de Fehling[c].

Reação de Seliwanoff:

        Utilizado para pesquisa de cetoses (sacarose e frutose), diferenciando aldoses de cetoses[d]

4 – Referências no final do relatório

PARTE PRÁTICA

5 –

Gráfico 1 - Tempo de aparecimento de precipitado

  [pic 1]

6 – Analise os resultados obtidos e conclua sobre a importância do teste realizado.

        Conforme observado no experimento, os glicídeos que reagiram com íons de cobre, formando precipitado, são açúcares redutores (Glicose 1% e 3%, Frutose 1% e 3% e Lactose 1% e 3%). Como a Lactose 1% possui baixa concentração de açúcar, ela necessitaria de um tempo maior do que foi submetida em prática para sua precipitação. Já os que não formaram precipitado, são açúcares não-redutores (Sacarose 1% e 3%). A molécula de Sacarose em si não é um açúcar redutor, porém com aquecimento e em meio ácido pode se tornar um, através da sua hidrólise(formando glicose+frutose que são açúcares redutores). A concentração de ácido do reagente Barfoed é muito baixa para termos visualizado sua hidrólise(sacarose) no tempo estipulado, seria necessário um tempo maior para isso.                                        É importante saber quais carboidratos são açúcares redutores pois os mesmos participam de reações de oxi-redução, como por exemplo reações de escurecimento não enzimático (reação de Maillard). Nesta reação, sob determinadas condições, os açúcares redutores produzem pigmentos marrons que são desejáveis e importantes em alguns alimentos, outras vezes indesejáveis. Em geral, o escurecimento de alimentos sob aquecimento ou durante a estocagem se deve a reações químicas entre o açúcar redutor e um grupo amina primário.

CARAMELIZAÇÃO EM MEIO ÁCIDO E ALCALINO

1 – O aquecimento da sacarose promove um complexo grupo de reações envolvidas na caramelização. A reação é facilidade por pequenas quantidades de ácidos, bases e alguns sais.  O produto final, o caramelo, contém uma mistura complexa de compostos poliméricos, formados a partir de compostos cíclicos (anéis de cinco e seis elementos) insaturados. No seu processo de escurecimento, formam-se compostos de aroma e sabor. O aquecimento causa desidratação da molécula de açúcar com a introdução de ligações duplas ou a formação de anéis anidro. Formam-se intermediários como 3-desoxiosonas e furanos. Os anéis insaturados podem condensar para formar polímeros úteis, com duplas ligações conjugadas, de coloração marrom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com