TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA;

BACHARELADO

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia    

Professor(a): Marcelo César Jardim

Nome: Hudson Alves Machado

1) IMPORTÂNCIA DO PH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO. EXPLIQUE QUAIS PHS ENCONTRAMOS EM NOSSO ORGANISMO E COMO ESSES DIFERENTES PHS SÃO MANTIDOS, PARA QUE O CORPO FIQUE EQUILIBRADO. 

O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45 e contém cerca de 90 a 95% de água, osso organismo tende a alcalinidade, sendo que água saudável deve ser água alcalina.)  a baixo ou acima dessa faixa surge sintomas e até mesmo doenças como: artrite reumatoide, diabetes, lúpus, tuberculose, osteoporose, hipertensão arterial bem como desenvolvimento da maior parte dos cânceres (a maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer, e quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireoide são resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. 

Sendo que, segundo o Dr. Otto Warburg da Alemanha, ganhou seu primeiro prêmio Nobel descobrindo que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo e dessa forma, afetam sobremaneira o nosso organismo.  

Os pHs encontrados em nosso organismo são:

  Neutro: pH7 (ex: água pura)

  Básico ou alcalinos: Acima de 7

  Ácidos: Abaixo de 7

A acidose é muito comum em nosso meio e é em grande parte devido à dieta típica muito elevada em ácidos produzida por produtos de origem animal, como carne, ovos e laticínios e muito baixa em meio alcalino que é produzido por alimentos como frutas e legumes frescos.

A água ácida possui um número maior de íons de hidrogênio (H+) que de hidróxido (OH-), ao contrário, a água alcalina tem mais íons de hidróxido do que de hidrogênio, sendo que possui mais átomos de oxigênio. A água alcalina é conhecida como a água rica em oxigênio, elemento fundamental para todas as reações celulares.

Alimento fornecedor de acidose

amêndoas, carne, pão, trigo, manteiga, castanhas de caju, cereais, queijo, castanhas, frango, chocolate,

Alimento fornecedor de alcalinidade

Maçãs, banana, goiaba, manga, melão, milho, menta, melaço, amoras, melões, azeitonas, azeite, cebola, laranja, mamão, salsa, maracujá, pêssego, pera, caqui, abacaxi, abóbora, uva, alface, espinafre, abóbora, morango.

A importância do pH para ter um bom funcionamento do corpo humano tendo um equilíbrio acidobásico é fundamental para a saúde. Sendo importantíssimo para o bom funcionamento de toda estrutura do nosso corpo humano. Dessa forma, a hiperacidez é a causa de muitas doenças, e a melhor forma de corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida.

O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. A melhor forma de corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida. Estudiosos da Nutrologia sugerem que uma dieta ideal deve consistir de:60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% formadores de ácidos. Para restaurar a saúde os parâmetros mudam e a dieta deverá consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com