TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA DO SUS

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]

CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DANIELE CRISTINA E. DA FONTE BRITO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA DO SUS

BARBACENA-MG

2021

DANIELE CRISTINA E. DA FONTE BRITO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA DO SUS

IDENTIFICAÇÃO:

Estagiária:

Daniele Cristina e. da Fonte Brito

Matrícula: 191-000684

Assinatura: ___________________________________

 

Estágio:

Início em 12/04/2021

Término em 12/05/2021

Empresa:

Empresa: Prefeitura Municipal de Capela Nova-MG

Razão Social: Farmácia de Todos

Endereço: Rua Prefeito Romildo Gomes, 27, Centro, Capela Nova – MG

Supervisora: Charles Lopes Moreira

Formação/ Cargo: Farmacêutico

Assinatura: ___________________________________

BARBACENA-MG

2021

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        4

2-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        6

3- CONHECIMENTO GERADO        7

4- RELAÇÃO ENTRE O ESTÁGIO E O CURSO        9

5-DIFICULDADES ENCONTRADAS        11

6-SUGESTÃO        12

7-CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

1-INTRODUÇÃO

        O Sistema Único de Saúde (SUS), implementado desde 1998 em todo o território brasileiro, visa garantir que a população tenha acesso à saúde em todos os níveis de complexidade, de maneira igualitária e atendendo as diferentes necessidades dos cidadãos. Tal programa permite que as populações carentes possam usufruir de ações e serviços de saúde que não podem pagar, fornecendo assim maior qualidade de vida e segurança para estas pessoas que tanto necessitam.

        Pensando em atender e fornecer maior amplitude de cobertura de assistência à saúde, começou-se a pensar que as pessoas não precisariam apenas de assistência através de consultas médicas e atendimento. Era necessário fornecer meios para que os indivíduos pudessem ter acesso à tratamento terapêutico afim de que fosse possível continuar no processo de recuperação da saúde e até mesmo da proteção e promoção desta. Pois aqueles que não poderiam custear consultas médicas também não teriam condições de comprar medicamentos.

        Buscando melhorar estes problemas, foi criado pelo governo em conjunto com o Ministério da Saúde, o Programa Farmácia Básica, que tinha como objetivo inicial levar de maneira gratuita medicamentos de assistência terapêutica essencial e básica para as comunidades mais carentes, que não tinham suporte financeiro para arcar com os custos de tratamentos. Mas como o projeto tinha uma proposta muito importante e necessária para a população, e também pelo fato de que o país possui alta taxa de pessoas que está em situação de extrema pobreza, se fez justa a criação destas unidades em todos os municípios do país.

        O programa farmácia básica chega para garantir a todos o direito a saúde, atuando de maneira integrada e estratégica com outros programas que visam a nutrição, alimentação, acesso a saneamento básico, educação, afim de melhorar a qualidade de vida do povo.

        Este programa permite a distribuição de medicamentos considerados essenciais para a população de maneira controlada e racional, permitindo um tratamento eficaz, seguro e de menor custo para a população. Os medicamentos e produtos farmacêuticos distribuídos são aqueles que tratam as principais doenças que acometem a população brasileira como um todo, desde as doenças consideradas negligenciadas de caráter infeccioso, até doenças crônicas e psicológicas. Destina-se apenas para unidades de saúde do SUS, em nível ambulatorial, nos serviços que contam com profissionais médicos para a correta prescrição.

        O farmacêutico tem função crucial e excepcionalmente específica nestas unidades farmacêuticas. Atua na organização, controle, administração, na assistência farmacêutica, ou seja, na solicitação de pedidos, transporte adequado, armazenagem, nas questões burocráticas, na dispensação e correta orientação do paciente quanto a seu uso racional, os cuidados a serem tomados, no acompanhamento terapêutico dos mesmos e entre outras funções. Devido a isso, é possível constatar que para os graduandos do curso de farmácia um estágio nas farmácias do SUS tem grande importância para a formação de um profissional capacitado, preparado e consciente, ou seja, que entenda das limitações e o contexto de seus pacientes, buscando ajudá-los da melhor maneira.

        Para mais, a farmácia onde realizei o estágio em questão se chama “Farmácia de todos”, no município de Capela Nova - MG, com localidade na Rua Prefeito Romildo Gomes, número 27, no centro da cidade. A unidade sede da mesma foi inaugurada em maio de 2012, com estrutura devidamente planejada por profissionais engenheiros e técnicos, seguindo os padrões implementados pelo governo estadual de Minas Gerais conforme o modelo da Rede Farmácia de Minas. A farmácia citada é composta por um farmacêutico responsável por todas as atividades desenvolvidas, e mais três funcionárias que atuam na dispensação de medicamentos, limpeza e no direcionamento do público. Tal farmácia será responsável pelo abastecimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade e das zonas rurais dependentes, além de realizar a dispensação de medicamentos essenciais para a população da cidade mediante receita e prestar outros serviços como atendimento farmacêutico, aferição de pressão e glicose e entre outras.

2-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o período de meu estágio realizei e acompanhei diversas atividades. Nos primeiros dias, os funcionários e o farmacêutico me apresentaram as instalações da farmácia, explicando a utilização de cada setor e sua organização. Ademais, me ensinaram o funcionamento da plataforma de dispensação utilizada para este fim e o cadastro de pacientes que se mudaram para a cidade ou de pessoas que ainda não o tinham. A mesma é denominada Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com