TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina:    Bioquímica e Farmacologia  

Tarefa: (2º Ciclo de aprendizagem a Distância)

Nome: José Ronaldo Rios de Almeida

RA: 8017583

Turma: (DGEFB1901FDSA4S

)

Parecer do Tutor:

  1. Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

O potencial de hidrogênio iônico “PH”, este símbolo foi criado em 1909 pelo dinamarquês S.P.L Sorensen, esse símbolo indica o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “P” Potenz em Alemão que significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

Os PHs encontrados em nosso organismo são: Neutro:PH7 água pura, Ácidos abaixo de 7, básico ou alcalinas acima de 7.

Para termos uma boa saúde o PH do sangue humano tem que está ligeiramente alcalino em media 7.35-7.45 contendo cerca de 90 a 95% de água, porcentagem abaixo ou acima dessa faixa 7.45 pode causar doenças como artrite reumática, diabetes, lúpus, tuberculose, osteoporose, hipertensão arterial como também pode desenvolver muitos tipos de câncer. As pessoas acometidas de câncer, o PH no tecido está em media de 4.5, proporcionando um ambiente pobre de oxigênio, por isso, a um aumento de alguns tipos de câncer.

Segundo o Dr. Otto Worburg, essa doença se desenvolve em ambiente com menor quantidade de oxigênio, esse ambiente fica vulnerável quando o PH está muito baixo afetam o nosso organismo. O nosso organismo é controlado por três mecanismo, para equilibrar ácido-base do sangue: em primeiro sob a forma de amônia, os rins excretam o excesso de ácido. Os rins têm a capacidade para alterar a qualidade do ácido ou excretar, porém, esse processo pode demorar alguns dias; em segundo o nosso corpo utiliza a solução tampão 1 do sangue criando assim, uma defesa contra alteração da acidez.

O tampão tem a função de utilizar o bicarbonato (composto básico) equilibrando assim, com dióxido de carbono (um composto ácido). A quantidade maior de bicarbonato e menos de dióxido de carbono são produzidas a medida que mais ácido ingressa na corrente sanguina. A quantidade que mais base entra na corrente sanguínea, sendo assim, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato é produzido, porém esses dois casos, o efeito sobre o PH é minimizado.

Já o terceiro mecanismo que controla o PH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é muito importante do metabolismo do oxigênio e é produzido constantemente pelas células. Já o dióxido de carbono é levado pelo sangue até os pulmões onde é expirado.

O PH do sangue humano além de está inteiramente relacionado à saúde, ele pode reduzir o sistema imunológico com uma pequena variação, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais á saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com PH abaixo de 7,0 aumentem e encontrem ambiente propício para viver. Além de várias outras consequências como: diminuição da capacidade de absorção de minerais e nutrientes, diminuição da produção de energia em nível celular, redução da capacidade de reparação das células danificadas, diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados, favorece o aumento e propagação de células cancerígenas, torna o corpo mais suscetível a cansaço e a doenças.

Segue abaixo alguns tipos de alimentos causadores de acidose:

Carnes, ovos, laticínios, alimentos processados como: farinha branca e açúcar, também como refrigerantes e café.

Alimentos fornecedores de alcalinidade:

Frutas, como maçã, melão, melancia, etc. legumes frescos, brócolis, coco, bardana, figo seco, feijão, ervilha, lentilha, ervas e temperos, sementes de nozes.

O PH é muito importante para o bom funcionamento do corpo humano quando há equilíbrio do acido-básico. Esse equilíbrio é muito importante para o bom funcionamento de toda estrutura do corpo humano. Já a hiperacidez causa muitas doenças, e para mudar ou corrigir o excesso de ácido do nosso corpo é necessário mudar a dieta e o estilo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com