TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Patológicos Gerais

Por:   •  23/10/2018  •  Ensaio  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Pernambuco[pic 1]

Biomedicina

Processos Patológicos Gerais – Turma: 1B

  1. Diferencie lesão celular reversível de lesão celular irreversível:

  1. Cite 5 condições que podem causar lesão celular e dê exemplos:
  1. Quanto aos mecanismos de lesão celular: Depleção de ATP, Lesão mitocondrial, influxo de cálcio para o citosol e perda da homeostase do cálcio, acúmulo de radicais livres e defeitos na permeabilidade das membranas, fale um pouco sobre cada um.
  1. Verifique a informação abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

Quando o equilíbrio homeostático das células é rompido pelo efeito de uma agressão, as células podem adaptar-se, sofrer um processo regressivo ou morrer. Quando uma forma específica de estresse induz a adaptação ou causa lesão reversível ou irreversível, o padrão morfológico resultante depende não apenas da natureza e da intensidade do estresse, mas também de   diversas variáveis relaciona das às próprias células.

  1. Uma célula frente a estímulos, como estresses e influências nocivas pode se modificar e   alcançar estados novos, porém alterados, com o objetivo de preservar sua viabilidade, modulando sua função como resposta a estes estímulos, sofre mecanismos de adaptação.

  1. Quando um estímulo ou estresse é persistente ou intenso o suficiente desde o início e a célula atinge um ponto sem retorno, dizemos que ocorreu uma lesão celular reversível e que a célula ou os tecidos podem morrer. Se após as lesões ocorrer reconstituição da homeostase e, portanto, da normalidade, a lesão celular é irreversível.
  1. A lesão celular acontece quando os limites da resposta adaptativa a um estímulo forem ultrapassados, ou quando a adaptação é impossível.  
  1. Todas alternativas estão corretas
  1. Todas alternativas estão incorretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com