TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre Bio Massa

Por:   •  3/8/2021  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

UnB – Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Aluno: Rodrigo Nunes Dos Santos.

Química Geral Teórica (Turma D) – 35T23. Docente: Pedro Ribeiro Fontes.

Curso: Engenharia Civil.

Resenha crítica sobre o artigo “Aproveitamento sustentável de biomassa e de recursos naturais na inovação química”

O artigo “Aproveitamento sustentável de biomassa e de recursos naturais na inovação química”, escrito pelos autores: Fernando Galembeck, César Augusto Sales Barbosa e Rafael Arromba de Sousa, publicado no ano de 2009 trata sobre o uso de novas tecnologias, como a nanotecnologia, biotecnologia, para que haja a substituição do uso do petróleo em razão da sustentabilidade.

O artigo se inicia falando sobre as nanotecnologias e como elas são capazes de determinar um novo domínio da matéria, criando novas estruturas em escala molecular, atendendo diversas áreas do mercado atual. Elas estão obtendo bastante sucesso pois conseguem transformar substância simples e matérias-primas triviais em novos materiais com outras propriedades mais chamativas, o que pode trazer diversos aprimoramentos para as atividades científicas em solo brasileiro. Ademais, ressalta-se que a nanotecnologia está muito empregada no setor químico de produtos.

Adiante, o artigo fala sobre as biotecnologias e como elas são classificadas, sendo divididas em 2 grupos: “processos, incluindo fermentativos” e “genômicos”. O de processos é representado por exemplo pela produção de álcool etílico e outros produtos de biomassa usando processos fermentativos ou não. Diversas empresas a partir disso desprenderam-se do uso de derivados de petróleo. As tecnologias genômicas se tratam de inserção de genes em algumas espécies para se obter um resultado satisfatório de algo que se está procurando. Pode-se usar como exemplo a inserção de genes de aranhas em cabras para se obter proteínas de teias de aranha a partir do leite de cabra transgênica para fabricação de fibras poliméricas que são bastante resistentes.

Adiante, é citado como as tecnologias de informação têm papel de extrema importância nas pesquisas tecnológicas, possibilitando o acesso rápido a qualquer tipo de pesquisa e banco de dados, a fim de desenvolver pesquisas.

Chegando na parte final do artigo, é mostrado como o petróleo pode ser substituído por matérias-primas naturais e quais vantagens isso iria trazer para a sociedade como um todo, mostrando como o petróleo vem se tornando um produto escasso, concentrado em apenas algumas partes do mundo e como ele afeta nas mudanças climáticas globais, mostrando até mesmo soluções eficazes e ineficazes para a substituição em solo brasileiro e demonstrando os empecilhos que impedem que isso ocorra de maneira eficaz.

Em suma, nota-se que as novas tecnologias são extremamente importantes para nossa sociedade, de acordo com o artigo estudado é apresentado diversas novas tecnologias menos agressivas ao meio ambiente que o petróleo.

Vale ressaltar que embora o petróleo tenha uma ampla utilidade, o uso e a exploração podem provocar diversas catástrofes ambientais, como derramamento de petróleo no mar, ameaçando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com