TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : Bio invasão por água de lastro

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Bioinvasão por água de lastro

        A água de lastro é essencial para a segurança e eficiência das operações de navegação atuais. Quando um navio está descarregado ou apenas com parte de sua capacidade de carga, seus tanques são preenchidos com água do mar para manter sua estabilidade, balanço e integridade estrutural . Esta água é coletada em estuários e portos de qualquer parte do mundo.

            O uso da agua como lastro nos navios representa perigo na medida em que pode transportar doenças endêmicas e produtos tóxicos bem como bactérias e micróbios patogênicos.Alem disso , a agua de lastro interfere diretamente no desenvolvimento das espécies matinhas ao retirá-las do seu habitat natural e inseri-las em outros ambientes .

           Os navios podem atuar como vetores de dispersão de espécies marinhas exóticas através da água que utilizam como lastro. Todo navio, quando não esta carregado ou trafega apenas com uma parte da sua capacidade, necessita de algum peso que sirva como lastro para dar equilíbrio, sustentabilidade e manter sua integridade física. Atualmente utiliza-se a água do mar como lastro. Contudo, esta água contém espécies nativas que são transportadas de uma região à outra, podendo causar uma bioinvasão com sérias consequências socioambientais e econômicas. Não se tem a noção exata de quando este processo de bioinvasão teve início. Todavia, a intensifica-ção do comércio marítimo e o avanço tecnológico permitindo navios cada vez maiores e viagens mais rápidas, possibilitou um aumento das introduções de espécies exóticas em todo o mundo, via o lastro dos navios.

           A transferência de organismos, intencional ou não, ocorre há século e, para o bem ou para o mal, diversas espécies foram introduzidas no Brasil. São exemplos: banana, o coco, a laranja, entre uma infinidade de espécies que não são nativas da flora nacional. Entretanto, as transferências de organismos nocivos através no lastro dos navios têm sido desastrosas e têm crescido alarmantemente, causando danos aos ecossistemas marinhos, prejuízos à saúde humana, à biodiversidade, às atividades pesqueiras e de maricultura. Isto resulta em um problema global, em virtude do aumento do impacto ecológico e econômico em vários ecossistemas

 

Palavras-chave: maricultura , bioinvasao, lastro,patogênicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com