TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE: Biorrefinaria

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  386 Visualizações

Ana Beatriz Pena Bizarria - 92178

Jonathan Borges de Moura - 77120

Laís Costa da Silva - 92263

Nathalia Ludovico Nunes - 86912

TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE

Tema: Biorrefinaria

Resumo:

Biorrefinaria trata-se de um tipo de usina especializada em converter biomassa em diversos produtos como biocombustíveis, insumos químicos, energia, cosméticos, entre outros. Sendo a biomassa  uma importante fonte de transformação sustentável com o minimo de impacto ambiental, utilizando a energia solar como sua principal matéria-prima. Os objetivos principais de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos, aproveitar integralmente a biomassa agregando valor às cadeias produtivas e reduzindo os impactos ambientais que podem ser gerados durante os processos.

Algo bastante aplicado nas biorrefinarias é a política de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), pois é uma área que necessita que suas pesquisas estejam mais atualizadas possível e é exatamente onde se aplica a inovação, atualmente grande parte dos países mobilizam grandes quantias de recursos e esforços públicos e/ou privados voltados para o desenvolvimento de biorrefinarias, assumindo, portanto, uma posição expressiva em PD&I.

 Entre os setores mais favorecidos pelas biorrefinarias, destacam-se o setor petroquímico, farmacêutico, agronegócios, cosméticos, entre outros. Este é um assunto bastante interessante e importante de ser abordado, pois é uma área com aplicações interdisciplinares e de grande crescimento no Brasil e no mundo por poder ser utilizado para os mesmos fins que o petróleo, entretanto, a biomassa é uma forma de obter energia renovável e pouco poluente. Além disso as biorrefinarias funcionam como uma forma de reciclagem, pois transformam possíveis dejetos em produtos úteis.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com