TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE GINASTICA - EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  22/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade substitutiva aulas práticas – 2º Semestre 2021

1ª etapa:

A temática do encontro é voltada para o ensino da ginástica na Educação Física escolar, onde abordam as possibilidades para a prática pedagógica.

A Profa. Ma. Marciana Roberta de Oliveira, iniciou sua fala ressaltando a importância da Educação Física na Escola, onde dentro da escola precisamos socializar esses alunos para observar seus desenvolvimentos.

Em seguida, abordou o conceito de ginástica, enquanto estratégia de desenvolvimento e cultura corporal. Informou os cinco campos de atuação da ginastica: o de condicionamento físico, competitivo, as de benefícios terapêuticos, as de conscientização corporal (técnicas alternativas), e de demonstração sua função principal é a interação social.

  Segundo a professora, em se tratando de escola, todas os tipos de ginásticas devem ser trabalhados na escola, sendo ela adaptadas para cada tipo de idade.

Utilizou como exemplo a ginastica formativa, dizendo que os exercícios são transformadores para a formação do corpo humano, se trabalhados com: movimentos e elasticidade, e produzidos com atividades de correr, pular, saltar, ampliam as estratégias de ensino e visam trabalhar com instrumentos como: a bola, corda, arcos. Esses movimentos, ela nomeia de movimentos naturais, que sistematizados, visam o objetivo do professor de Educação física que é o desenvolvimento físico, social e cognitivo.

 A ginastica artística, é do campo competitivo, muito importante pois possui diversas oportunidades, pois visa maior numero de habilidades. Utilizada da melhor forma, pode ser desenvolvida na escola, de maneira adequada, por exemplo: rolamento=cambalhota.

Aponta as dificuldades que o professor de Educação Física enfrenta no ambiente escolar, como a escassez de materiais; porem devemos realizar as adaptações dos materiais, afim de fazer a interdisciplinaridade com o meio ambiente. A falta de especializações; onde diz que não é necessário ser especialistas, pois nos professores somos estudantes e devemos nos informar, estuar, através de livros, vídeos, convidados, pois tudo é possível dentro da escola; a alta de espaço e a falta de interesse do aluno; onde o educador deve apresentar ao aluno novas possibilidades, para que este preze o conhecimento e realize as atividades propostas, despertando assim o interesse do aluno e inserindo uma prática nova.

O Prof. Esp. Jander Rolo, no seu momento discute os campos de atuação das ginasticas e diz que esse campo está sendo muito explorada dentro do ambiente escolar. Enaltece ginastica do condicionamento físico, que seria a ginastica de academia, focada com o objetivo de manter a saúde física, social, afim de resultar em uma boa qualidade de vida.

Ele frisa os tipos de ginasticas já discutido anteriormente pela professora, além de enfatizar a ginastica de conscientização corporal como o pilates e a yoga.

Segundo ele, o professor de Educação precisa conhecer a BNCC, o que está presado como expectativa de ser aprendido. Dentro do ensino é importante lembrar as unidades temáticas que devemos desenvolver com os alunos.

O professor cita os fundamentos da ginasticas aprendidos no Ensino Infantil, ate chegar no Ensino Fundamental, centrado no desenvolvimento corporal, até chegar na ginastica geral, onde cita brincadeiras que devem ser desenvolvidas afim de garantir que o aluno seja habilitado em um bom equilíbrio, entre outros fundamentos, garantindo sua autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com