TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  13/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Tarefa: 10ª Semana

Nome: Renício Barbosa Soares

RA: 1190158

Turma: DGEFL1402VDCA0S

Parecer do Tutor: Marciana Roberta De Oliveira

        

        

PROJETO DE AÇÃO

GINÁSTICA RÍTMICA PARA CRIANÇAS

Vitoria da Conquista - BA

2016

PROBLEMATIZAÇÃO

Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva presente na grade curricular da disciplina de educação física na qual promove o desenvolvimento motor da criança em fase de crescimento, a importância da recreação no processo ensino-aprendizagem traz benefícios e favorecem dando oportunidade de vivências que promovem solidariedade, a socialização e a promoção na qualidade de vida. Além de contemplar no desenvolvimento das competências pessoais, sociais, cognitivas e afetivas, o ser humano se desenvolve através do movimento corporal e quanto mais rica for a sua bagagem motora, melhor ele se relacionará com o seu próprio corpo e conseqüentemente, com as pessoas e o mundo que o cercam. Percebe-se que essa modalidade ginástica rítmica é pouco utilizada nas escolas, e poucas pessoas tem conhecimento sobre essa modalidade.

METODOLOGIA:

Dados institucionais da instituição.

Nome: Escolinha Colibri

Endereço: A Sede da Escolinha Colibri está localizada na zona urbana, na Rua Adelviro Azevedo Costa, Nº 143, Ibicoara – BA, CEP: 46.760-000.

CNPJ da Unidade escolar: 14.177.865/0001-32.

Data de criação: (inauguração: 01/03/1985).

Diretora da Unidade escolar: Suzete Souza Ferreira Ribeiro.

Coordenadora Pedagógica: Dusceli Aguiar de Oliveira Novais.

Turnos de Funcionamentos: Matutino e Vespertino.

Nível de Ensino: Educação Infantil (Creche e Pré-Escola).

Secretária de Educação Municipal de Ibicoara: Vânia Mércia A. Pires.

Etapas, fases e modalidade de ensino / programas e projetos especiais da Educação Básica: Educação Infantil de 03 a 05 anos.

Facebook: https://www.facebook.com/escolinhacolibri.emec 

FOTOS [pic 1]

Projeto de Páscoa, a escolhinha se desenvolve através da realização de uma série de atividades praticas e teóricas, colocar as crianças em contato com uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o sentido espiritual.

Imagem: (Suzete Souza Ferreira Ribeiro).

[pic 2]

Projeto Prima Vera, o objetivo é o aprendizado e convívio entre os alunos, desenvolvendo atividade sobre a riqueza das flores o agradável aroma de inovação de liberdade, de alegria e de cores variadas.

 Imagem: (Suzete Souza Ferreira Ribeiro).

Passeio de campo, o objetivo é estimular as crianças na formação de hábitos saudáveis, conhecendo as verduras e hortaliças e seus benefícios de consumo para uma boa alimentação. [pic 3]

Imagem: (Suzete Souza Ferreira Ribeiro).

Quantidade de alunos ou freqüentadores (por ano).

São 259 alunos freqüentando neste ano de 2016, 16 alunos desistentes ou seja  transferência para outra instituição.

Se existe um espaço disponível para as práticas corporais, a Escolhinha utiliza dois pátios para a pratica de atividades motoras, um interno e outro externo, locais onde se desenvolve o, PIB ( Projeto Institucional do Brincar) com atividades educacionais, atividades rítmicas e expressivas, e na utilização de brinquedos doados pela Prefeitura do município.

OS EQUIPAMENTOS FIXOS NELE DISPONÍVEIS 

A escolinha utiliza o pátio para apresentação, onde são feitas todas atividades, tendo como material, um som, bolas, bamboleios e alguns brinquedos que são utilizados para a recreação das criança.

EVENTOS REALIZADOS PELA INSTITUIÇÃO E OS OBJETIVOS DESSAS AÇÕES.

Eventos pais, o objetivo deste, é aproximação dos pais e o contato com a instituição, analisando os desenvolvimentos dos filhos, e pratica  de brincadeira juntamente com os alunos.

Projeto São João este projeto, tem como objetivo ensinar o educando sobre as historias do município, e as comidas típicas, a quadrilha, eventos esses que são tradições culturais municipais e regionais. Além destes existem outros projetos em datas comemorativas que são realizados com festas caracterizadas, e passeios de campo.

A instituição não possui um profissional de educação física, mas as professoras se disponibilizam realizando atividades físicas, para que o aluno desenvolva atividade e se beneficie com a pratica de exercício físico. As atividades para as crianças  têm que ser como brincadeiras para crianças, não só nas escolas, mas também dentro de suas residências, os pais devem fornecer apoio, orientá-los  sobre como começar a atividade física, as crianças precisam se sentir motivado a desfrutar das suas atividades, pois ao longo do seu desenvolvimento a criança devem ser bastante ativas, manter um registro das atividades podem ajudá-las a progredir em seu crescimento, enquanto recompensas e elogios  para cada pequeno gesto e passo alcançado pode ajudar a mantê-los motivados. Gerando assim um crescimento saudável  e  benefícios por toda a fase de sua vida.  

O papel principal da Educação Física na escola é inserido num contexto sócio cultural, onde possa ter oportunidade de desenvolver atividade de forma permanente e continua, suas limitações seu corpo, nas perspectivas de superá-las, na busca, através de sua prática pedagógica, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira independente e responsável. Este projeto se justifica em motivar a ginástica rítmica para as crianças que estudam em creches públicas do município de Ibicoara-Ba, que possa ter oportunidade de ter um pouco das aulas de ginástica onde a uma carência muito grande no município, pois não há aulas de educação física para essas crianças, assim elas terão oportunidades de desfrutar e conhecer as práticas e os benefícios da importância da inclusão da criança na educação física infantil. A inclusão da criança na educação física infantil é um momento marcante é especial, percebemos que a criança deixa seu mundo conhecido, passa a viver e privilegia a coletividade e as interseções com dinâmicas de funcionamento diferenciado da família, e assim a criança deixa seu mundo onde é o centro de tudo e de todos e  passa a dá início a sua escolarização,  é o período de adaptação  e convivência onde ela passa por diferentes argumentações, lançada em um novo espaço, onde a insegurança, a tristeza, dor, o medo, são sentimentos desse novo ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (579.1 Kb)   docx (334.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com