TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  3.410 Visualizações

Página 1 de 4

CRISLENE DE OLIVEIRA

ATIVIVIDADES NO PORTFÓLIO 10ª SEMANA

Atividade de Portfólio 10ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Pouso Alegre – MG

2017

  1. Conceitue Ginástica.

 

Engloba modalidades competitivas e não-competitivas envolve a pratica de uma série de movimentos, que exige força, flexibilidade e principalmente coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

  1. Comente os objetivos dos exercícios físicos ao longo da história do homem?

Desde a pré-história o exercício físico tem papel fundamental para sua sobrevivência. O exercício físico era transmitido de forma rudimentar, para as gerações principalmente no Oriente, eles apareciam nas formas de lutas, na natação, no remo, no hipismo e na atitude de atirar com o arco. E possível perceber que com o passar dos anos o exercício físico na vida do homem, ainda está em constante mutação, sendo que este processo continuará ocorrendo ao decorrer dos anos.

 

  1. Como são classificadas as modalidades de ginasticas atualmente e quais são os campos de atuação?

Atualmente são divididas em cinco campos de atuação: Condicionamento físico, Competitivas, Terapêuticas ou corretivas, de Demonstração e de Conscientização corporal. As modalidades não-competitivas compostas pelas ginasticas de condicionamento físico ou fitness, englobam todas as modalidades que buscam adquirir e manter a condição física.

  1. Quais são as modalidades competitivas?

São elas: Ginastica Rítmica, Trampolim Acrobático, Ginastica Acrobática e Ginastica Aeróbica.

  1. Descreva as características de três modalidades de ginastica não-competitivas que você pretende utilizar como recurso pedagógico em sua pratica profissional?

  • Ginastica de Academia, pois consiste em um apanho organizado de movimentos ginásticos, a fim de moldar o corpo.
  • Hidroginástica, pois tende a melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, e resistência muscular, flexibilidade e dentre outros benefícios aos participantes.
  • Ginastica laboral, consiste em exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidades das articulações. Promovendo assim aos funcionários mais saúde, sem o risco de lesões no seu ambiente de trabalho.
  1. Conceitue Ginastica Laboral.

São exercícios aplicados no ambiente de trabalho e no horário de trabalho, visando proporcionar a melhoria na saúde do trabalhador, evitando-se lesões, por conta de movimentos repetitivos e de algumas doenças ocupacionais.

  1. Como modalidade demonstrativa, qual o conceito de ginástica geral apresentado?  

A ginastica geral é um vasto leque de atividades físicas orientadas para o lazer, fundamentadas nas atividades gímnicas. Assim como em manifestações corporais co o particular interesse no contexto cultural nacional.

  1. Quais as partes de uma aula de ginástica? Discorra brevemente sobre cada uma delas.

O aquecimento é a primeira parte ada atividade física, e tem como objetivo preparar o indivíduo para a atividade.

Parte principal, é constituída 4/6 do dia, é a parte mais importante onde são trabalhados os grandes grupos musculares.

A volta a calma, que são os alongamentos de leve e baixa intensidade de amplitude articular.

  1. De acordo com Bland (1976), as atividades rítmicas e expressivas são denominadas as três faces da dança. Cite cada uma destas faces e explique-as.

As três faces da dança são:

  • Natural é o simples fazer do movimento físico, sem auto cobrança com manifestação natural;
  • social é um elemento coesivo no grupo, podemos observar esse tipo de dança com harmonia de ritmo e movimento;
  • estética são possibilidades da arte cinética, que é a fusão do abstrato com o humano, da mente com a emoção, da disciplina com a espontaneidade.  

  1.  Qual informação sobre a história da dança mais lhe chamou a atenção?

A forma como ele classifica e esclarece as fases que a dança tem, pois para muitas pessoas a dança é apenas a fase natural o simples movimento físico que traz paz e leveza ao indivíduo.

  1.  Você acredita que as Atividades Rítmicas e Expressivas (elementos da cultura corporal de movimento) apresentam os mesmos objetivos dentro e fora do ambiente escolar? Justifique sua resposta.

Sim, pois até então essa é a finalidade, estimular este tipo de atividade nas escolas, para explorar os movimentos corporais do aluno.

 

  1.  Você acredita que terá facilidade ou dificuldade em alcançar tais objetivos (mencionados na questão 11)? Por quê?

Acredito que mediante a tantas mudanças, tantos atrativos tecnológicos, penso que talvez teria um nível baixo de dificuldade, pois estes podem ser motivo de distração para as atividades propostas dentro e principalmente fora do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com