TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade I Do Portfólio (Base Fisiologicado Movimento Humano)

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

RAFAEL AUGUSTO DE OLIVEIRA

R.A. 8141427 

ATIVIDADE I DO PORTFÓLIO

[pic 3]

DIVINÓPOLIS MG

2023

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO (COPIE CADA PERGUNTA E COLOQUE SUA RESPOSTA ABAIXO).

1). Explique, com as suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta (Capítulo 3).

        A calorimetria é um método que permite estudar e avaliar o gasto energético e os componentes energéticos do organismo, incluindo alimentação e exercício. A calorimetria pode ser avaliada pelo método direto ou indireto. Mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício e possível utilizando-se a calorimetria direta ou indireta.

  • A calorimetria direta é aquela que mede a transferência de calor do organismo para o meio ambiente.
  • A calorimetria indireta é aquela que mede a produção de energia a partir dos equivalentes calóricos de oxigênio consumido e do gás carbônico produzido.

2). Faça um resumo do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), sistema anaeróbio lático (glicólise) e sistema aeróbio (Capítulo 3).

        Sistema Aeróbico Alático: também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema. O ATP necessário à contração do músculo está disponível tão rapidamente, porque esse processo de geração de energia requer poucas reações químicas, não requer oxigênio e o ATP e o PC estão armazenados e disponíveis no músculo. Esse é o processo menos complicado de gerar ATP.

        Sistema Aeróbico Lático: é chamado de anaeróbico porque oxigênio não colaboradas séries de reações químicas para a geração de energia. Conhecido também como mecanismo Glicogenólise, nesse mecanismo o ATP é ressintetizado pelo glicogênio. Dessa forma o corpo gera energia por cerca de 2 minutos, porém nesse sistema temos como resíduo produção de ácido lático, esse ácido gera aquela queimação no músculo durante uma atividade intensa.    

        Sistema Aeróbico: também conhecido como “sistema oxidativo” é a principal fonte de ATP e energia para o corpo em repouso e durante atividades de baixa intensidade. O corpo usa carboidratos e gorduras ao produzir energia usando esse método. utiliza glicose (ou glicogênio) os ácidos graxos e os aminoácidos para a geração de energia. São principalmente utilizados, a glicose e os ácidos graxos.

3). O que é o consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC)? (Capítulo 4).

        Quando se faz exercício físico ou uma atividade física, há uma demanda maior de oxigênio para suprir as necessidades metabólicas do organismo. Entretanto, logo no início do exercício, essa demanda é maior do que a oferta desse gás. Isso cria um déficit de oxigênio que precisa ser suprido durante o exercício.

        Já com o exercício finalizado, a demanda de oxigênio não retorna, de imediato, aos níveis de repouso. O consumo de oxigênio permanece elevado durante algum tempo, teoricamente para normalizar algumas funções como respiração, frequência cardíaca e temperatura corporal.  Esse consumo excessivo após o término do exercício é conhecido como EPOC.

4). Explique com que finalidades o limiar de lactato pode ser utilizado (Capítulo 4).

        O ponto em que a concentração sanguínea de lactato total aumenta repentinamente durante o teste com exercício incremental (graduado) é denominado limiar de lactato.  A finalidade do limiar de lactato é buscar o desempenho de resistência e melhorar os treinamentos de intensidade para otimizar os resultados. Muitos profissionais da área da Educação Física, utilizam testes para identificar o limiar de lactato, com o objetivo mensurar a capacidade aeróbia de atletas como: nadadores, ciclistas, corredores e triatletas, com o objetivo de identificar uma intensidade ideal de treinamento e competição sem queda de rendimento. BILLAT (1996) demonstra que a mensuração do lactato sanguíneo pode ser usada por técnicos para a predição da performance durante o exercício. Ainda cita que o limiar anaeróbio (ou limiar de lactato) define a intensidade do exercício, velocidade, e fração do consumo máximo de O2 (capacidade aeróbia), concentração fixa de lactato (4mmol/l) e a máxima fase estável do lactato.

5). Quais os fatores determinantes da seleção de combustível? Explique, com as suas palavras, cada fator.

        Os fatores determinantes da seleção de combustível ocorrem porque no decorrer das atividades físicas requer muita energia, maior parte desse gasto é para a geração de ATP. Melhor dizer na seleção de combustível usado para grande geração de ATP. A seleção do substrato é influenciada pela duração e intensidade do exercício.

  • No exercício prolongado de baixa intensidade, há um aumento progressivo da quantidade de gordura oxidada pelos músculos em atividade.
  • Gorduras são Substratos dominante nos exercícios de Baixa Intensidade e em tempo prolongado.
  • Carboidratos são substrato dominante no exercício de Alta Intensidade

6). Faça um resumo sobre o papel do encéfalo na fadiga induzida pelo exercício (Capítulo 7).

        No tocante à fadiga junto às fibras musculares exercitadas, as contrações prolongadas ou intensas podem perturbar a homeostasia muscular e comprometer a capacidade das fibras musculares de gerar força. Apesar disso, é igualmente possível que a fadiga induzida pelo exercício possa ocorrer em consequência de uma disfunção do Sistema Nervoso Central que resulte em um débito motor diminuído para os músculos esqueléticos exercitados. Esse tipo de fadiga central poderia ocorrer durante o exercício de resistência prolongado, por causa da depleção dos neurotransmissores excitatórios no córtex motor. Por sua vez, a depleção de neurotransmissores excitatórios limitaria a ativação dos motoneurônios e as fibras musculares por eles inervadas. Logo o exercício de resistência prolongado pode depletar os neurotransmissores excitatórios junto aos centros encefálicos superiores (córtex motor) e diminuir a ativação neuronal motora. Esse tipo de fadiga induzida pelo exercício (fadiga central) resulta de uma ativação reduzida dos motoneurônios e fibras musculares por eles inervadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (420 Kb)   docx (450.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com