TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 6

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

MICHELLE BRÜSKE DA SILVA – 8009645

BASES FISOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO – ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO 1

Curitiba

03/2016

INTRODUÇÃO

Os assuntos abordados neste trabalho serão: Fontes de energia; Recuperação após o exercício; Mensuração de energia, trabalho e potência; Sistema respiratório e sistema cardiovascular. Os conteúdos estão divididos em perguntas especificas, posteriormente com a resposta adequada a elas.

O objetivo do trabalho é fazer com que o estudante possa compreender melhor o conteúdo proposto pelo professor e de sanar as dúvidas que caso possam surgir ao decorrer do mesmo.

Após responder as questões será possível uma compreensão das principais fontes de energias existentes e como encontrá-las; conhecer quais sistemas produzem energia para ressíntese de ATP; esclarecer do que se trata oxigênio de recuperação; interpretar o que é um ergômetro e saber quais são os principais tipos; assimilar como se mensuram trabalho e potência; compreender calorimetria direta e indireta; conhecer o sistema respiratório e cardiovascular bem como as especificidades de cada sistema.

A metodologia utilizada para responder as questões foi a pesquisa bibliográfica, disponibilizada pelo professor referente ao assunto estudado na disciplina.


DESENVOLVIMENTO

  1. O que é o ATP e para que serve?

O ATP é um composto formado de uma base chamada “adenina” e um açúcar chamado “ribose”, a mescla desses elementos gera “adenosina”. O composto de ATP é a energia que o organismo utiliza para realizar algum trabalho interno, ou seja, funcionamento de algum órgão, e para utilização de algum trabalho externo, como correr, caminhar ou praticar qualquer outra atividade/exercício físico.

  1. Quais sistemas produzem energia para a ressíntese do ATP?

Sistema anaeróbio alático ou sistema ATP-PC -  caracterizado como o meio mais rápido para reconstituir o ATP, utilizando a fosfocreatina para a ressíntese. Porém a quantidade de ATP produzida é muito pequena. Esse sistema não utiliza oxigênio.

Sistema anaeróbio lático ou sistema glicolítico – é uma via considerada rápida, utilizando carboidratos (glicogênio e glicose), também não utiliza oxigênio. E gera pequena quantidade de ATP.

Sistema aeróbio ou oxidativo – utiliza principalmente glicose e ácidos graxos para a produção de energia mas pode usar também aminoácidos. Neste sistema é utilizad o oxigênio. Considerada a mais eficiente na produção de ATP por gerar uma quantidade alta do produto, contudo, é um sistema lento.

  1. Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia.

Sistema aeróbio ou oxidativo

  • Corridas de longa duração;
  • Natação em águas abertas;
  • Ciclismo de estrada;
  • Ou qualquer atividade em que a execução ultrapassa 1 minuto de duração.

Sistema anaeróbio lático ou sistema glicolítico

  • 400m no atletismo
  • 100m na natação.-

Sistema anaeróbio alático ou sistema ATP-CP

  • Saltos em altura e a distância.
  • Corridas de 50m e 100m.
  • Levantamento e arremesso de        peso.
  • Lançamento de        disco, martelo        etc.

  1. Qual o principal nutriente utilizado no repouso para produção de energia para a ressíntese de ATP?

A gordura, cerca de 65%.

  1. Quais os fatores responsáveis pelos componentes lento e rápido de recuperação?

Debito lático e alático de O2

  1. Quantos minutos, aproximadamente, são necessários para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio?

Se o exercício for de uma hora o glicogênio é totalmente ressintetizado após 48h se for conciliado com uma dieta rica em carboidratos.

Se o exercício for intermitente a ressintese de glicogênio é mais rápida e eficiente entre 30min. e duas horas após o exercício.  Porém em aproximadamente 5 horas será quando o estoque de glicogênio será reabastecido, não precisando realizar uma dieta rica em carboidratos.

  1. O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?

Pressão arterial sistólica

Refere-se a maior pressão atingida no interior da artéria aorta seguidamente a sístole ventricular.

Pressão arterial diastólica

Refere-se a menor pressão atingida no interior da artéria aorta durante a diástole.

No momento do exercício quanto maior for a intensidade, menor será o tempo da sístole e da diástole. Contudo, em um exercício de alta intensidade o tempo da diástole chega a ser menor que a sístole.

  1. O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?

Fração de ejeção é determinada pela quantidade de sangue total que o ventrículo ejeta a cada sístole.  Ao realizar um exercício físico as células musculares precisam de uma maior quantidade de sangue com oxigênio e nutrientes para suprir suas necessidades, fazendo com que o fluxo aumente, consequentemente para que isso ocorra o coração bombeia uma quantidade de sangue maior para o organismo.

  1. Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados? E em indivíduos treinados?

Indivíduos treinados possuem um volume sistólico maior, facilitando a passagem do sangue, resultando uma frequência cardíaca menor em repouso. No momento do exercício a frequência cardíaca nos indivíduos treinados é mais eficiente por conseguir atingir seu nível de repouso mais rapidamente, comparado aos indivíduos destreinados. Nos destreinados a FC em repouso já é maior do que os indivíduos treinados, fazendo com que após o exercício demore mais para atingir o nível de repouso.

  1. Segundo o ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardiorrespiratória?

Realizar exercícios de 3 a 5 vezes por semana, numa intensidade entre 65% e 90% da frequência cardíaca máxima. O exercício deve durar de 20 a 60 minutos, sendo um exercício aeróbico como caminhada, corrida, natação ou ciclismo e principalmente, deve ser agradável ao praticante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com