TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Por:   •  10/5/2022  •  Dissertação  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -

BACHAREL

Disciplina: Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Turma: DGEFB2001VITA0S

Nome: Jaquison Gervazio Mageski

Tarefa: Atividade I do Portifólio

1) Explique, com as suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta.

A calorimetria direta é um método que mede o gasto energético a partir da quantidade de calor, essa taxa de calor é proporcional a taxa metabólica, sendo assim é possível calcular a taxa metabólica a partir da informação do calor. A calorimetria indireta por sua vez é um método que mede o gasto energético a partir da relação entre o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono.

2) Faça um resumo do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), sistema anaeróbio

lático (glicólise) e sistema aeróbio (Capítulo 3).

- Sistema anaeróbio alático( ATP-CP) é um sistema em que na sua reação química utiliza a fosfocreatina produzindo energia rápida para o músculo  que não dura mais que 4 segundos, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando mais energia para o músculo. A grande vantagem desse sistema é que ele é muito rápido, e a energia é liberada imediatamente, utilizada para formar novamente o ATP, porque a ligação entre o fosfato e a creatina é muito simples. Portanto a quebra é fácil, e libera energia de modo que após a formação de ADP, a reação pode ser convertida para formar novamente o ATP, esse processo requer mais energia que pode provir da fosfocreatina armazenada nos músculos. Porém as essas reservas de fosfocreatinas  são bem limitadas, em uma atividade de maior intensidade possível , o ATP se esgotaria entre 3 a 4 segundos e a PC se esgotaria entre 6 a 9 segundos, ou seja, um total de 9 a 13 segundos de atividade máxima, atividades como 100 metros no atletismo e 25 metros na natação, provas rápidas em que é exigido o máximo do atleta em um curto espaço de tempo.

-Sistema anaeróbio lático ou sistema glicolítico: Nesse sistema o oxigênio não é utilizado nas reações químicas na produção de energia, e sim o ácido lático e a glicose ou glicogênio.  A glicólise envolve a quebra de glicose ou glicogênio para formação de duas moléculas de piruvato ou lactato. Sendo assim a glicólise é usada para transferência de energia de ligação da glicose para reunir com o P, ao ADP.

- Sistema aeróbio: Nesse sistema pode ser utilizar a glicose ou glicogênio, os áxidos graxos e os aminoácidos na produção de energia, mas principalmente a glicose e os  ácidos graxos. Esse sistema pode ser dividido em três partes. Na primeira fase a glicose é quebrada e transformada em piruvato, porem sem formação de ácido lático, pois tem a participação do oxigênio nesse processo. Nesse processo um mol de glicogênio é transformado em dois moles de ácido pirúvico, liberando energia para ressíntese de 3 moles de ATPs, essa etapa é conhecida como glicólise aeróbia . Na segunda etapa conhecida como Ciclo de Krebs, o ácido pirúvico formado na glicólise aeróbia continua metabolizando nas mitocôndrias, resultando na produção de hidrogênio, elétrons, dióxido de carbono e ATP. Ainda no Ciclo de Krebs é liberada energia para a ressíntese de 2 moles de ATPs. Avançando para próxima fase, os ions de hidrogênio e elétrons formados no Ciclo de Krebs, se juntam ao oxigênio que respiramos formando água. Nesse sistema são produzidos 34 moles de ATPs e é conhecido como sistema de transporte de elétrons (STE). Atividades como corridas de longa duração, ciclismo na estrada, ou qualquer atividade em que a execução ultrapassa 1 minuto de duração, terá a participação predominante do sistema aeróbio.

3) O que é o consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC)? (capítulo 4).

   É a quantidade total de oxigênio que consumimos após o término do exercício, além da quantidade consumida em repouso. Esse consumo de oxigênio elevado após um exercício tem como finalidade além de converter lactato em glicose, restaurar a PC nos músculos e as reservas de oxigênio no sangue e nos tecidos.

4) Explique com que finalidades o limiar de lactato pode ser utilizado (capítulo 4).

A finalidade do limiar de lactato é saber o nível de intensidade e volume do exercício em que uma determinada pessoa deve ser submetida para que haja melhora nos resultados, portanto pode ter usos práticos, como na previsão do desempenho de resistência e como marcador da intensidade do treinamento. Afinal o limiar de lactato é ponto em que a concentração sanguínea de lactato total aumenta repentinamente durante o teste com exercício incremental (graduado).

5) Quais os fatores determinantes da seleção de combustível? Explique, com as suas palavras, cada fator.

Os fatores que determinam se o combustível primário utilizado é a gordura ou carboidratos são:

- Dieta, pois uma dieta rica em gordura, e com baixo carboidrato, acarretam numa alta taxa de metabolismo de gordura,

- Intensidade do exercício, pois exercícios com baixa intensidade, tende a usar primeiro a gordura como combustível, enquanto os exercícios com maior intensidade, tendem a usar o carboidrato como combustível principal.

- Duração do exercício, pois exercícios de longa duração aumentam progressivamente na quantidade de gordura oxidada pelos músculos.        

6) Faça um resumo sobre o papel do encéfalo na fadiga induzida pelo exercício.

O encéfalo tem o papel de regulador” para controlar a tolerância ao exercício para que não haja danos aos músculos durante uma atividade. Em um exercício prolongado por exemplo acontece a depleção de neurotransmissores excitatórios no córtex motor. Essa depleção de neurotransmissores excitatórios limitaria a ativação dos motoneurônios e das fibras musculares por eles inervadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (105.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com