TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS VIOLAÇÕES DO BASQUETEBOL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  13/12/2017  •  Monografia  •  6.692 Palavras (27 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 27

Vinicius Anchieta Gobbo

A CONSTRUÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS VIOLAÇÕES DO BASQUETEBOL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

        

Monografia apresentada à Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás como requisito parcial para obtenção do título bacharel em Educação Física Escolar. Orientador: Prof. Dr. Heitor de Andrade Rodrigues.

Goiânia

2017

Vinicius Anchieta Gobbo

A CONSTRUÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS VIOLAÇÕES DO BASQUETEBOL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Goiânia, 16 de Novembro de 2017.

[pic 1]

________________________

Prof. Dr. Heitor de Andrade Rodrigues (Orientador)

Dedico esse trabalho a Deus, aos meus pais, minha irmã e a meu avô.

AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus, por me guiar sempre.

Muito obrigado aos meus pais Heloísa e Giovane e minha irmã Marcella, por me darem o suporte necessário desde o primeiro momento, me apoiarem sempre em uma convivência diária, cheia de muito amor, cumplicidade e companheirismo.

Igor, Nelson, Victor, Murilo, Alex e Frederico, vocês são a família que eu pude escolher, e como família eu só tenho a agradecer do bar à biblioteca, todos os conselhos, puxões de orelha, companheirismo e por me aguentarem toda a vida.

Ao Só Nosso, que mesmo com a distância sempre se fizeram presentes com muito amor nos meus pensamentos, orações e sorrisos. Carol, Bia, Gabi, Bruna, Kallyl, Thiago, Sid, Sperb, Jana, Liz, vocês são meus eternos amores. Obrigado aos meus colegas de sala, que fizeram dos meus dias e do meu curso algo tão satisfatório. Todos vocês, cada um do seu jeito, permitiram que eu me tornasse um profissional melhor, agregando valor a cada conversa, cada discussão, e a cada ensinamento.

        Agradeço aos meus amigos de São Carlos, que me acolheram no momento em que mais precisei de estabilidade. Ana Leticia, Jean, Carol, Leticia e Renato, Yuri vou ser eternamente grato.

        Um agradecimento muito especial à A.A.A.F.E.F que me proporcionou tantas experiências, tantos sorrisos e principalmente muitos ensinamentos. Eugênio, Carol, Alex, Bruno, Guilherme, eu vou ser eternamente grato por tudo que aprendi com vocês.

        Ao SESC por me proporcionar uma vivencia educacional e profissional de excelência, necessárias para entender a dinâmica do mundo e do mercado de trabalho.

        Ao meu orientador, Pr. Heitor de Andrade que se colocou neste posto mesmo antes de me conhecer pessoalmente, me guiando até aqui e sendo minha maior fonte de inspiração dentro da faculdade, tenho muita admiração e gratidão por você.

        À minha namorada, Gabriela por estar comigo em todos os momentos, desde o início e mesmo com todas as dificuldades nunca esqueceu de ser meu porto seguro. Obrigado por ser meu maior suporte emocional, e por ser essa companheira incrível. Te amo.

Ao meu avô Otacílio Gobbo, por ser meu anjo da guarda.

RESUMO

O objetivo da pesquisa foi construir um blog como ferramenta de ensino nas violações no basquetebol, bem como identificar a percepção de estudantes de Educação Física sobre o Blog. Como metodologia optamos pela pesquisa de natureza qualitativa com características exploratórias, e entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram feitas com cinco estudantes do último período de formação na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Os resultados indicaram os desafios impostos à produção de um blog, tais como: as dificuldades inerentes à programação de blogs, a falta de material didático referente ao basquete na rede mundial de computadores (internet) e a falta deste material em língua portuguesa. Já em relação a avaliação do blog, o estudo revelou a efetividade real do blog como fonte de conhecimento para professores, mas também a possibilidade da utilização dessa plataforma como material auxiliar em diversos campos de atuação dentro da Educação Física, por professores e estudantes.

Palavras chaves: Basquetebol; Ferramenta computacional; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Blog; Ensino-Aprendizagem.

        

        

                

        

        

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 07

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .............................................................12

2.1 TIPO DE PESQUISA........................................... ................................................13

2.2 FERRAMENTA COMPUTACIONAL: BLOG ........................................................14

2.3 AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA BLOG.............................................................. 15

3. ANÁLISE DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL: BLOG.................................. 16

3.1 ANALISE DA CONSTRUÇÃO DO BLOG.............................................................16

3.2 ANALISE DA PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DO BLOG....................................  18

4.CONCLUSÃO .........................................................................................................23

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................24

        


1.INTRODUÇÃO

O esporte é um fenômeno relevante para a sociedade, por ter representatividade e relação com diversas áreas, tais como: saúde, educação, turismo, entre outros (TUBINO, 1999). De acordo com Gaya (1994), dentro de seu processo de expansão socioeconômico, o esporte toma novos valores, sentidos e modelos, além de se relacionar de diferentes formas com a indústria, comércio, com diferentes estilos de vida e como meio de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (516.2 Kb)   docx (317.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com