TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS AUTISTAS

Por:   •  18/1/2019  •  Artigo  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO - UNIBRA

CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ADSON LIMA MARTINS

AURILEDA NAQUE FERREIRA

CARLOS HENRIQUE LUSTOSA FARIAS

A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE

CRIANÇAS AUTISTAS

RECIFE

2018

ADSON LIMA MARTINS[pic 1][pic 2]

AURILEDA NAQUE FERREIRA

CARLOS HENRIQUE LUSTOSA FARIAS

A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE

 CRIANÇAS AUTISTAS

Projeto apresentado à disciplina TCC1, como requisito, parcial à obtenção de nota da unidade, ministrada pelo professor Edilson Laurentino dos Santos.

RECIFE

2018

SÚMARIO[pic 3][pic 4]

  1. INTRODUÇÃO         04
  2. PROBLEMATIZAÇÃO         05
  3. OBJETIVOS         06
  1. Objetivo geral         06
  2. Objetivo específico         06
  1. JUSTIFICATIVA         06
  2. METODOLOGIA...................................................................................07

  REFERENCIAS.........................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria o autismo ou TEA( Transtorno do Espectro do Autista), se caracteriza por déficit na interação social na comunicação, bem como, em comportamentos e interesses restritos e repetitivos (APA, 2014).

Segundo Khoury (2014), o autista possui diversas dificuldades, especialmente em três áreas: interação social, comunicação e Motora. Na interação social, geralmente prefere atividades solitárias; na área da comunicação, há um atraso na linguagem e costuma repetir palavras ou frases ditas por outra pessoa; no comportamento motor, faz uso de movimentos repetitivos, giram objetos sem parar, batem palmas e tem dificuldades em desenvolver habilidades motoras.

De acordo com dados epidemiológicos mundiais referenciados no DSM (Manual Estatístico e Diagnóstico da Associação Americana de Psiquiatria), um a cada 88 nascidos vivos apresenta TEA.

O transtorno é mais comum no sexo masculino, em uma proporção de quatro homens para cada, uma mulher. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, estimava-se que a população mundial de pessoas afetadas pelo TEA seria de aproximadamente 70 milhões. No Brasil, em 2013 estimava-se que existia cerca 500 mil pessoas autistas (PAULYANE, 2015)

A dança para crianças autistas deve ser um mecanismo inclusivo eadaptado as necessidades individuais de cada uma(PIRES, 2006)

Sabendo também que eles são capazes de aprender gradativamente as regras e comportamentos, é possível que elas aprendam, através da dança, regras simples e aprimorem suas habilidades motoras (NARCISO, 2013).

O TEA não afeta somente o indivíduo, mas também, todos os seus familiares. Pessoas com esses transtornos podem apresentar diversas limitações tais como: incapacidade de compreender o abstrato, capacidade limitada no desenvolvimento motor, resistência para mudanças na sua rotina, reações agressivas a determinados estímulo como cheiros, cores e ruídos altos, ansiedade etc. (BRASIL, 2014).

Esse trabalho tem como objetivo apresentar, a partir da análise de diversos estudos, como a dança pode contribuir para o desenvolvimento motor de crianças com autismo.

Por meio deste trabalho Analisamos a influência da dança no processo de desenvolvimento motor em crianças autistas, bem como, os efeitos da dança e de que forma esta pode minimizar problemas motores em crianças autistas.

Desta forma, este projeto configurou-se em investigar os mais recentes trabalhos científicos que tratam do assunto proporcionando embasamento teórico e metodológico para ampliar o conhecimento sobre o tema e apresentar de forma clara, como a dança pode influenciar e contribuir para o desenvolvimento motor em crianças com autismo.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou Autismo é um transtorno neuro biológico que se caracteriza por um comportamento muito peculiar. Pessoas autistas possuem dificuldades na capacidade Motora, de interação social, de linguagem e comunicação, de comportamento e cognitivo em diversos níveis de severidade(MOREIRA, 2012).

O TEA não afeta somente o indivíduo, mas também, todos os seus familiares. Pessoas com esses transtornos podem apresentar diversas limitações tais como: incapacidade de compreender o abstrato, capacidade limitada de elaboração, resistência para mudanças na sua rotina, reações agressivas a determinados estímulo comocheiros,  cores e ruídos altos, ansiedade etc. ( MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014)

A Dança pode auxiliar o desenvolvimento motor em crianças autistas?

  1. OBJETIVO

3.1 GERAL

Analisar a influência da Dança no processo de desenvolvimento motor em crianças autistas.

3.2 ESPECÍFICO

3.2.1– Pesquisar, na literatura, os efeitos da dança em crianças autistas.

3.2.2 – Analisar como a Dança pode Contribuir para o desenvolvimento motor e crianças autistas.

3.2.3 – Comparar e identificar estudos relacionados a Dança aplicado em crianças autistas.

  1. JUSTIFICATIVA

        O desenvolvimento social motor e cognitivo de um indivíduo saudável deve ser contínuos durante todas as fases de sua vida. O presente trabalho justifica-se pelo fato de que crianças autistas apresentarem limitações no seu desenvolvimento social cognitivo e motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com