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A Docência no processo de ensino/aprendizagem

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  210 Visualizações

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SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO..............................................................................................................7

REFERENCIAS...........................................................................................................8


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho reflete sobre a docência no processo de ensino/aprendizagem. De fato, não é possível considerar a avaliação separadamente dos processos de ensino e aprendizagem. Será feito uma reflexão com os colegas do foi possível compreender no trabalho individual.

O processo didático precisa ser analisado em três dimensões ensinar, aprender e avaliar estas deve andar junto com o conhecimento do aluno. O professor tem o compromisso de ensinar o aluno de aprender e ambos juntos fazem a avaliação do processo ensino/aprendizagem.

Assim a pesquisa que apresentamos está baseada em nossos conhecimentos pedagógicos e bibliográficos.

Este estudo vem analisar, os fundamentos da Educação Infantil e a postura lúdica do professor. Entendemos que este trabalho, ao priorizar o lúdico, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea, sobretudo no que diz respeito à ação pedagógica dos professores que atuam junto a esse nível de ensino. É importante mencionar que as escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções, as quais passaram pelo assistencialismo, custódia e privação cultural até a função educativa. Os resultados da pesquisa apontam que, do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento.

ONGARI, Bárbara; MOLINA, Paola. A educadora de creche: construindo suas  identidades. Tradução: Fernanda L. Ortale e Ilse Paschoal Moreira. São Paulo: Cortez,  2003.    RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 3. ed. Rio de  Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.    ZABALZA, Miguel. A . Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves.  Porto Alegre: ArtMed, 1998.  

2.Boneco articulado Idade: a partir de 3 anos Objetivos: .Compreender esquema corporal. .Conhecer e nomear partes do corpo. .Desenvolver percepção do próprio corpo e de suas partes e utilidades. Como fazer: .Recortar em cartolina, no tamanho das crianças (uma criança pode servir de modelo), as partes do corpo: cabeça, tronco, braços, antebraços, mãos, coxas, pernas, pés. Furar cada uma das partes com furador ou agulha grossa para juntá-las com barbante ou outro material. Como brincar: .Montar o boneco com a ajuda da professora, nomeando cada parte. .Colocar o boneco em várias posições e pedir para que as crianças imitem. .Explorar que posições o boneco pede realizar, mas as crianças, enquanto seres humanos, não podem. .Realizar brincadeira de estátua, nomeando uma parte do corpo que deve fazer algo diferente. (ex: estátua com as mãos na cabeça, estátua com a perna dobrada, etc.).  3.Máscaras de papel Idade: a partir de 3 anos Objetivos: .Estimular a criatividade através de artes plásticas e dramatização. Como fazer: Confeccionar ou reutilizar sacos de papel, recortar furos para fazer os olhos, recortar de revista nariz e boca e colar no lugar certo, desenhar ou utilizar colagens de vários materiais. Para fazer os cabelos, pode ser usado tiras de papel colorido, lã, retalhos de tecido ou bolas de papel crepom ou jornal. Como brincar: .Confeccionar máscaras de bichinhos e imitá-los para os colegas o dentificarem. .Organizar grupinhos para dramatizar historinhas. .Misturar as máscaras e distribuí-las aleatoriamente. Os colegas deverão descobrir quem está por trás de cada máscara.  4.Jogo da memória Idade: a partir de 3 anos Objetivos: .Estimular pensamento, raciocínio lógico, memorização, atenção, concentração. .Desenvolver conceito de diferença/semelhança. .Trabalhar orientação espacial e temporal. Material: .Tampas iguais de nescau/potes/outras, em quantidade par (mínimo 20). .Pares de figuras suficientes para todas as tampas .Caixa/pote/envelope para guardar o jogo. Como fazer: .Colar as figuras no interior das tampinhas (aos pares). .Colocar no envelope/pote/caixa e identificar o jogo (memória de animais, memória de objetos, memória de materiais de higiene, etc.) Como jogar: .Dispor as tampinhas com a figura virada pra baixo. Cada jogador vira duas peças para ver que figuras aparecem. Se as figuras forem iguais, o jogador recolhe o par e joga novamente. Se as figuras forem diferentes, o jogador vira novamente e passa para o outro jogador.  5. O que é? Idade: a partir de 3 anos Objetivos: .Estimular pensamento lógico, raciocínio, classificação, descrição, imaginação e criatividade. .Conceituar características de elementos. Como fazer: .Recortar figuras de animais, objetos, alimentos, vestuário, etc. .Colar em cartões e colocar dentro de um envelope. Como brincar: .Pedir para cada criança escolher uma figura e descrever as características para os colegas adivinharem qual é a figura. .Pegar uma figura e, sem mostrar para as crianças, dar características para que elas descubram o que é. Quem descobrir, ganha o jogo e faz a brincadeira com os colegas.  6. Sim,sim...Não,não... Idade: a partir de 3 anos Objetivos: .Estimula classificação, descrição, imaginação, memória, concentração, atenção e conceito de generalização. Material: .caixa com tampa .um objeto qualquer Como fazer: .Encapar a caixa, que deve ter tampa, e colocar dentro, um objeto qualquer. Como brincar: .Esconder um objeto dentro da caixa e pedir para que as crianças tentem adivinhar o que é, respondendo as perguntas feitas pela professora apenas com “sim” ou “não”. Quem adivinhar poderá escolher o próximo objeto a ser colocado dentro da caixa.

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