TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança na Educação Física Escolar

Por:   •  15/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.556 Palavras (23 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CARLA KARINA DE SOUZA NUNES

A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

MANAUS

2014

CARLA KARINA DE SOUZA NUNES

A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

[pic 1]

MANAUS

2014

INTRODUÇÃO

  1. Contextualização Inicial

É entendido que a  dança é a mais antiga das artes. Indícios apontam que antes mesmo de falar o homem dançava com o objetivo de se expressar, livrar-se do frio, fazer rituais de caça durante a pré-história.

A elite dançava quase com a ausência de toques corporais, pois a igreja considerava pecado. Grande parte da população era impedida de sentir a paz de espírito, o bem estar e a alegria que o ato de dançar proporcionava.

“Nada está separado de nada, e o que não compreenderes em teu corpo, não compreenderás em nenhuma outra parte” (Bergue 1981, p.25).

“... é amor, saúde, cultura, expressão, comunicação, terapia e acima de tudo, beleza. É a mãe das artes” (Diniz apud Holanda, 1990, p.42).

Diferentes sentidos e motivos que justificam a importância e a viabilização da Dança na escola: Propiciar o autoconhecimento; Estimular vivências da corporeidade na escola; Proporcionar aos  educandos relacionamentos estéticos com as outras pessoas e com o mundo; Desenvolver a dança como forma de liberação de imaginação e criatividade.

Dentre os benefícios da Dança nas aulas de Educação física escolar destaco: o Visual que ver os movimentos e transformá-los em atos; Auditivo: Ouvir a música e dominar o seu ritmo; Afetivo: Emoções e sentimentos transpostos na coreografia; Cognitivo: Raciocínio, ritmo, coordenação; Motor: Esquema corporal, coordenação motora associado ao equilíbrio e a flexibilidade. Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da Dança em si.

O estudo pretende verificar a postura de 3 professores e 50 alunos do ensino médio de ambos os gêneros matriculados na Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida da cidade de Manaus,  para o ensino da dança nas aulas de educação física.  

Com isso, a pesquisa trará grandes benefícios aos alunos, contribuindo com os professores de educação física nas possíveis soluções a problemas específicos na escolas.

Dessa forma, o problema do presente estudo é:

Qual a aceitação dos alunos  de ambos os gêneros  nas  aulas de dança na educação física escolar?

O instrumento da pesquisa para a coleta de dados será  um questionário semi-estruturado com um conjunto de questões pertinentes ao tema acima mencionado para professores de educação física e seus alunos.

 

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Verificar o interesse dos alunos sobre a prática da dança nas aulas de educação física  escolar

  1. Objetivos Específicos

1. Investigar o grau de conhecimento dos alunos sobre a dança e seus benefícios.

2. Verificar a metodologia de ensino  utilizada pelo professor sobre o conteúdo dança  nas aulas de educação física.  

3. Analisar

1.2.3 Hipóteses

H1: Os alunos têm conhecimento dos benefícios da pratica da dança para seu desenvolvimento.

H2: Os professores de educação física  não tem interesse de desenvolver o conteúdo dança em suas aulas.

H3: Os alunos gostariam de ter aula de dança na educação física da escola;

1.3 JUSTIFICATIVA

De acordo com Queiroz e Pinto (2010), é notória a importância das experiências motoras básicas para o desenvolvimento humano, pois se prioriza o movimento nas fases iniciais de desenvolvimento da criança, embora seja imprescindível para todas as fases da vida.

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV.

É importante, contudo, que a prática da dança com objetivos educacionais tenha início na escola, como pode se verificar em Steinhilber (2000, p.8): "Uma criança que participa de aulas de dança (...) se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização”. Nesta perspectiva, Pereira et al (2001, p.61) coloca que:

(... a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, podem-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade).

1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O presente estudo delimita-se a investigar professores de Educação Física e alunos do ensino médio na faixa etária de 17 a 18 anos de idade de  ambos os gêneros da Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida,  escola da rede publica localizada no centro da cidade de Manaus\Am.


2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Conceito de Dança e seus significados

A dança é uma expressão representativa de diversos aspectos na vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra, etc.(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.82).

Já para outros autores, o conceito de dança só poderá ser descrito e compreendido pela experiência estética em dança, ou seja, o próprio ato de dançar, não negligenciando o histórico da dança, mas sim querendo dar o significado de dançar, como forma de expressão humana.

(... do mesmo modo que na pintura, a concretude da imagem, é o caso da dança. Mas enquanto que na pintura o produto final permanece, seja numa tela, num mural ou em qualquer outro objeto, dando a oportunidade de retornar a ele sempre que se tem vontade, o produto da dança é momentâneo e passageiro e, para retornar a ele, é aze-lo novamente, recuperando-o num novo tempo-espaco... Em dança não existe o antes nem o depois: só o durante (GERALDI, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (548.9 Kb)   docx (254.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com