TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Escolar

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPONENTES DO GRUPO:

Alessandra J. Anselmo Moraes               D062387

Everson de Souza Santos                       D0654E8

Gabriel Augusto dos S. M. Rocha           D1108D4

Heitor Oliveira dos Anjos                         C9594E5

João Vitor Pereira Alves                          D079620

Lorena Lima da Costa                             N862DF2

Matheus Guerreiro G. Lourenço              C8469I5

Thiago Prado dos Santos                        C9410A7

Vinicius Matos do Nascimento                C890BB2

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SANTANA DE PARNAÍBA

2017

COMPONENTES DO GRUPO:

Alessandra J. Anselmo Moraes               D062387

Everson de Souza Santos                       D0654E8

Gabriel Augusto dos S. M. Rocha           D1108D4

Heitor Oliveira dos Anjos                         C9594E5

João Vitor Pereira Alves                          D079620

Lorena Lima da Costa                             N862DF2

Matheus Guerreiro G. Lourenço              C8469I5

Thiago Prado dos Santos                        C9410A7

Vinicius Matos do Nascimento                C890BB2

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientadora: Priscilla Ferronato

SANTANA DE PARNAÍBA

2017

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: Educação Física na Educação Infantil

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Educação Física Infantil, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EFEB).

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

Possibilitar uma vivência prática da teoria aprendida no decorrer de diversas disciplinas do curso, integrando a disciplina de cada semestre. Dessa forma, nós estudantes teremos uma visão inter e multidisciplinar da realidade que será enfrentada na vida profissional.

JUSTIFICATIVA:

O tema escolhido é significativo para nós, futuros professores, pois, a Educação Infantil tem um papel importantíssimo na educação das crianças que estão em constante desenvolvimento e aprendizagem. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 12.796/13, conforme o artigo 4º, a educação infantil faz parte da educação básica, e é obrigatória a partir dos 4 anos.

Vale ressaltar, que o tema é muito interessante para nós que vamos atuar com a Educação Física nas escolas, e também é essencial conhecer como funciona o ensino nas diversas faixas etárias iniciando pela educação infantil, sabendo como cada aluno se desenvolve como ensinar e etc. Além disso, a Educação Física na Educação Infantil tem grande atuação no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças os quais vamos abordar durante o desenvolvimento deste trabalho, falando sobre sua importância e necessidade, e também sobre outros conteúdos.

  1. DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO MOTOR

As mudanças que ocorrem em um indivíduo desde sua concepção até a morte denominam-se desenvolvimento humano. A palavra desenvolvimento em si implica em mudanças comportamentais e/ou estruturais dos seres vivos durante a vida. Já o processo de desenvolvimento motor revela-se por alterações no comportamento motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos no processo de aprender a mover-se com controle e competência, reação aos desafios que enfrentam diariamente (GALLAHUE; OZMUN, 2001).

Segundo D’Ancora (2017), o desenvolvimento motor é o processo de alteração no comportamento, onde há mudanças tanto na postura quanto no movimento da criança com o passar dos anos. É um método de mudanças agrupadas e interligadas das quais envolvem todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. Balbé, Dias e Souza (2009) falam que o avanço motor depende tanto da maturação do sistema nervoso quanto da biologia, do comportamento e do ambiente.

Oliveira (2002) diz que cada criança exibe seu padrão de desenvolvimento, ainda que haja constantes transações entre ela e o meio ambiente que a circunda. Mesmo assim, existem aspectos próprios que permitem uma avaliação crítica do nível e da qualidade do comportamento infantil.

De acordo com Marques, Vilela e Figueiredo (2013), é importante realizar uma supervisão no desenvolvimento motor da criança, essencialmente nos anos iniciais, de maneira que seja possível realizar o reconhecimento de doenças motoras nos primeiros estágios, o que pode ajudar o tratamento e torná-lo muito mais rápido. Um bom desenvolvimento motor reflete na vida futura da criança nos aspectos culturais, sociais e intelectuais. O oposto também ocorre, pois, qualquer dificuldade motora faz com que a criança se afaste do meio que não domina e deixe de executar, ou realizar com pouca frequência, determinadas atividades.

 O processo de desenvolvimento motor é apresentado por Gallahue e Ozmun (2001) em uma forma de ampulheta (Figura 1). O estudo visa o desenvolvimento motor na educação infantil caracterizando, abaixo, a fase do desenvolvimento na idade pré-escolar.

Figura 1. Fases do desenvolvimento motor

[pic 2]

(GALLAHUE; OZMUN, 2001)

  • Fase motora reflexiva: os reflexos são as primeiras formas de movimento humano. São movimentos involuntários, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade de reflexos, o bebê obtém informações sobre o ambiente.
  • Fase de movimentos rudimentares: os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível. Esta sequência é resistente a alterações em condições normais. Elas envolvem movimentos estabilizadores, como obter o controle da cabeça, pescoço e músculos do tronco; as tarefas manipulativas de alcançar, agarrar e soltar, e os movimentos locomotores de arrastar-se, engatinhar e caminhar.
  • Fase de movimentos fundamentais: as habilidades motoras fundamentais da primeira infância são consequências da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. Esta fase do desenvolvimento motor representa um período na qual as crianças pequenas estão envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos.
  • Fase de movimentos especializados: esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.

A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando discutimos sobre a Educação Infantil, criam-se inúmeras questões para entendermos se as crianças com menos de seis anos de idade necessitam frequentar a escola. Segundo Cavalcante (2012), na escola, a Educação Infantil incentiva o brincar de diversas maneiras, possibilitando cada vez mais um desenvolvimento global. Deve-se compreender que para o crescimento de uma criança, ela necessita estar em um ambiente favorável e a Educação Infantil permite o desenvolvimento de forma espontânea onde, na maioria das vezes, o professor torna-se um membro tão importante quanto um familiar. Portanto, é possível entender que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, o profissional procura formas pedagógicas para inserir os jogos e as brincadeiras na educação de seus alunos, fazendo com que o conhecimento da criança evolua naturalmente e de maneira satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com