TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Para Pessoas com Necessidades Especiais

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

MULTIVIX – VITÓRIA -  EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO ACADÊMICO – B1 – 2021-2

Disciplina: Educação Física Para Pessoas com Necessidades Especiais

Alunos: Caio Pinheiro, Renan Lucas, Guilherme Almeida, Luana Vicente, Matheus Loureiro, Ricardo Marques.

1- As leis garantem a inclusão nas escolas de pessoas com necessidades especiais. No entanto, quais fatores ainda impedem o bom desenvolvimento de práticas inclusivas na escola? Responda baseando-se nas leituras feitas.

Nos dias de hoje, vivemos num mundo onde existem vários fatores que impendem as escolas ou instituições de ensino a progredirem com as práticas inclusivas, fatores esses que podem ser de despreparo profissional, onde o profissional não tem o interesse de fazer uma capacitação adequada, (o que seria o correto, o profissional que vai atuar com essas crianças com necessidades, ter um conhecimento maior), deixando se acomodar e ficando apenas com o básico, temos o fator de falta de interesse das instituições, de ter profissionais capacitados, ou de oferecer capacitações para os profissionais, falta de infraestrutura nas escolas/instituições, mas acredito que estamos caminhando para uma mudança, antigamente existia até uma falta de interesse por parte das famílias, que acabavam não procurando escolas para essas crianças, por vergonha, medo, e até inseguranças. Mas diante dos debates e propostas que estão sendo tomadas, e até a lei que foi instituída, acreditamos que possamos e vamos caminhar para que todos as crianças com necessidade especiais possam estar estudando e convivendo com todos normalmente.

Cite uma proposta inclusiva

Constituição Federal de 1988: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Nela se orienta a obrigatoriedade do Estado em oferecer Educação Especial na rede regular de ensino. Isso pois antes as pessoas com necessidades especiais precisavam se dirigir a instituições especializadas ou até em classes especiais, fazendo com que apenas uma parcela conseguisse concluir o ensino regular. A LBD defende que as crianças devem ser incluídas às escolas regulares, frequentando as mesmas turmas que as demais crianças.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2- De acordo com os textos explique por que o termo adaptar deve ser entendido como adequar .... Quando nos referimos ao desenvolvimento de atividades motoras para alunos com necessidades especiais, nas aulas de educação física. Dê um exemplo que evidencie a sua manipulação das variáveis que permitem as adequações de acordo com as necessidades do indivíduo a ser incluído:

O processo de adaptação de uma atividade consiste em interferir sobre um conjunto de variáveis influenciando o seu maior ou menor grau de dificuldade . Portanto, a manipulação dessas variáveis permitirá sintonizar o nível de exigência da atividade com as capacidades de desempenho do aprendiz. Ao lançarmos um objeto de forma que atinja um determinado alvo, podemos considerar três tipos de variáveis, o desempenho do executante, a tarefa a desempenhar e o contexto em que esse lançamento se processa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3- Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física, apresentam orientações para o atendimento do princípio de inclusão, que estão direcionadas para garantir condições de participação, por meio de adaptações a serem realizadas pelo professor. O texto ressalta o valor do cultivo de atitudes de dignidade, de respeito próprio, de respeito às diferenças e de respeito às limitações da pessoa com deficiência. (BRASIL, SEF, 1998; PCN/SEF, 2000).

Entretanto, a legislação por si não garante o processo de mudanças. O descompasso entre os discursos oficiais, os textos legais e as diretrizes construídas, e a realidade, o cotidiano, deve ser superado. Mas ...

  • Superado por quem?
  • A partir da atuação de que segmentos da sociedade brasileira?
  • Os órgãos governamentais, os professores, as famílias, os administradores das unidades escolares?

Por início, questionamos o sentido da palavra “superado”, que no contexto po de sugerir a ideia de que deve ser “passado por cima” ou “ignorado”. Na realidade, a falta de congruência entre o discurso e prática, deve ser questionado por todos os elementos presentes na nossa sociedade. Todos os segmentos são peças-chaves para a “superação” da questão de inclusão igualitária a todos no ensino escolar. A princípio, o agente chave para fiscalização do cumprimento da lei de inclusão é de âmbito governamental, assim como a iniciativa de educar para se cumprir a educação obrigatória. Elucidando, precisamos conscientizar a sociedade a todo momento de como é importante as condições de ensino igualitária alunos, deficientes ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com