TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Renal

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DE PROJETO INTEGRADOR EXTENSIONISTA

Análise PESTEL: Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ecológica e Legal

Curso:

Orientadora:

Universidade de Marília

1. INTRODUÇÃO

A análise PESTEL é uma ferramenta de análise baseada em fatores macro ambientais que parte do pressuposto que o sucesso de uma organização não pode ser devidamente compreendido e estudado sem antes se recolher, analisar e perceber toda a informação existente relacionada com o setor onde atua a empresa e com o ambiente de negócio externo existente (PENG e NUNES, 2007). O objetivo primordial da análise PESTEL é assim ajudar a empresa a reagir a mudanças no seu ambiente externo.

Pestel é um acrônimo para Political (P), Economic (E), Socio-Cultural (S), Technological (T), Environmental (E) e Legal (L). Sendo traduzidos como: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Jurídico (ou Legal). Cada letra do nome corresponde a uma categoria de fatores externos a analisar: P (fatores políticos que cobrem todo o tipo de intervenções do estado na economia e a existência de lobbies políticos), E (fatores económicos que cobrem as condições macroeconómicas do ambiente externo mas podem também incluir informações relacionadas com a procura sazonal e as condições meteorológicas), S (fatores sociais, que abrangem aspetos sociais, culturais e demográficos do ambiente externo) e T (fatores tecnológicos que cobrem infraestruturas tecnológicas, mudanças tecnológicas e atividades relacionadas com a tecnologia que afetam o ambiente externo) (Ho, 2014).

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA, SETOR E RAMO DE ATUAÇÃO

A empresa Maranata comércio de laticínios ltda foi aberta na data de 04 de julho de 2019 como MEI, essa está situada na rua Itambé N 13B, bairro Jardim Cruzeiro, na cidade de Feira de Santana, Bahia, tem como fundador o sr. David. A referida empresa é categorizada como atuante do setor terciário já que a mesma atua no ramo comercial, com o comércio atacadista de leite e laticínios. O comércio atacadista é aquele destinado à comercialização de grandes quantidades de determinado produto, ou de produtos de emprego similar, sendo o intermediário entre fabricantes e varejistas, comprando e vendendo de diversos fornecedores, inclusive empresas concorrentes. A empresa tem uma filial que fica localizada na rua Itororó, no bairro Rua Nova, também situada em Feira de Santana.

3. ANÁLISE POLÍTICA

Em um cenário ainda com muita turbulência após as últimas eleições presidenciais que podemos até classificar como uma das eleições mais exaustiva e conflituosa, isso porque o país agora com maior acesso a informação, recebe diversas enxurradas de dados (nem sempre corretos) mas que fizeram com que o eleitor escolhesse um lado ou ainda se abster. Toda essa movimentação gera impacto, onde vemos muitos deixarem de consumir somente ao saber a ideologia política da empresa e/ou do dono.

Atualmente o cenário político tem influenciado de maneira negativa ainda mais para o ramo comercial, isto porque com as decisões impulsivas do então presidente que não consegue se alinhar com seus ministros da economia e do planejamento e orçamento do Brasil, nem tampouco com o banco central, e assim não consegue elaborar estratégias que beneficie o bom funcionamento e desenvolvimento das empresas.

Quando se trata da política em âmbito municipal, pensamos também na crise que estamos vivendo com o atual prefeito e a câmara de vereadores, todos em busca de melhorias em suas áreas pessoais e nada voltado para a população, nos apresenta diversos períodos conturbado com discussões e até mesmo agressões físicas. Não somente no ramo comercial, mas em todas as áreas é percebível a despreocupação por parte dos governantes. A cidade que é conhecida como maior geradora de renda através do ramo comercial, não tem recebido devida atenção, fazendo com que diversos comércios sejam fechados, sendo eles de grande ou pequeno porte.

Não podemos deixar de falar ainda da recente recessão, devido a pandemia da covid 19 além de lidar com as dificuldades trazidas pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Sabemos que a muitos insumos que utilizamos em nosso país vem da exportação e a Rússia é um desses países que importa para nós. Assim necessário estar atento as negociações para que possamos produzir e consequentemente vender.

4. ANÁLISE ECONÔMICA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. Enquanto isso, no acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, a alta foi de 3,3% na comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores. Essa informação é dada pelo IBGE. De maneira geral, embora o PIB tenha dado esse leve crescimento, não podemos ficar muito entusiasmados, pois esse crescimento se deu pelo impulsionamento no primeiro setor, mas específico no ramo da agropecuária, o comércio tem ficado atrás. Contudo, levando em consideração o ramo em que estamos inseridos, pode ser uma boa notícia, pois assim teremos estoques e possivelmente ter faturamento.

5. ANÁLISE SOCIAL

É preciso analisar todo o contexto no qual estamos inseridos, a Bahia é um dos estados que mais possuem pessoas em situação de vulnerabilidade social, não é atoa que está entre os 10 estados que possui mais beneficiários do bolsa família que empregados formais. Ainda há muito desemprego, analfabetismo, exclusão social, falta de segurança, desatenção à saúde, insegurança alimentar. Ainda podemos dizer que temos uma situação crítica.

Essa situação implica diretamente com atuação da empresa, tendo em vista que atuamos no terceiro setor e que nossos insumos são vendidos em grande parte para o consumidor final, que mediante a situação social difícil não lhes garante o direito de consumir.

Quanto às questões religiosas, não identificamos claramente uma influência sólida relacionadas aos nossos resultados. O Brasil é considerado um país laico, mas que precisa de muita atenção, pois desrespeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com