TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GINASTICA DE ACADEMIA PRATICA

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

MELISSA ADRIANE SANTOS DO NASCIMENTO (8062600)

                                           Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO AULA PRATICA 1

Tutor: Prof. Jander Gonçalves Rolo

Claretiano - Centro Universitário

BELO HORIZONTE

2021

  • Ginástica de academia

A ginástica de academia é uma prática de exercício físico muito antiga, vindo lá da pré história sendo usada para educar, caçar, atacar e defender, se orientar, ajudando as pessoas naquele tempo a sobreviver.

A história da ginástica se transforma conforme a evolução da humanidade vai acontecendo.

O status da ginástica de academia em algumas épocas eram diferentes, como na idade antiga onde os exercícios aparecem nas várias formas de luta, remo, natação, jogos, exercícios utilitários e rituais religiosos. Já na Grécia nasce o ideal da beleza humana onde começaram a cultuar mais os corpos, em Atenas a prática do exercício físico era valorizada como educação corporal, em Esparta como preparação para guerra, focada na formação de soldados para as batalhas que existiam na época e em Roma o exercício físico tinha como objetivo a preparação militar

Já durante a idade média começa a ganhar o status de jogos e torneios, aparecendo nos ginásios, no coliseu e começa a ser difundida na educação física, na idade moderna começa a ser integrado a parte dos estudos onde pedagogos, sociólogos e filósofos vão desenvolver mais a ginástica e contribuir para a evolução do conhecimento na educação física

Os estudos começaram a ter influências de alguns métodos como o inglês, alemã, Suécia e francesas onde a ginástica começa a ganhar um status mais elaborado de ciência surgindo as escolas focada nesse desenvolvimento. Esses métodos influenciaram tanto na educação física escolar quando na ginástica de academia.

A partir dessa época ela ganha a conotação de exercício e passa a ter uma influência muito forte no método calistênico (ginástica localizada, musculação), e passa a desempenhar também uma função muito importante na sociedade industrial (corrigindo vícios posturais) e a partir dos anos 70 ganha o foco no que hoje existe na academia atual.

Nos anos 80 ouve os lançamentos do step, jump, spinng, e algumas aulas pré formatada e treinamentos para professores.

A didática e algo muito importante para se conseguir dar uma aula com excelência, e um fator importante dentro da didática é a comunicação: motivar, elogiar, demostrar interesse pelo indivíduo ou pelo grupo e fazer um algo a mais do que somente chegar e dar a aula, ser professor e inovar  e não somente um repetidor de aulas, e para isso á estratégias para se ter uma boa comunicação com alunos, como: postura do corpo, expressão facial, controle da respiração, tonalidade e ritmo, outro ponto importante é a instrução que se passa na aula, podendo ser no início da aula ou durante, verbal ou com gestos (não verbal).

Além da comunicação didática, temos o posicionamento também, sempre quando se fala em posicionamento ou é de frente ou de costas para o nosso aluno, na maioria das vezes de frente, pois você consegue ficar cara a cara com seu aluno, saber como ele está se saindo e sentindo e ter uma visão melhor, e na posição de costas e mais indicado quando você quiser ser um “espelho” para seu aluno.

O atendimento também é um ponto dentro da didática, e existem duas áreas determinantes e que devem ser aplicadas antes e durante a aula. Antes da aula e o que chamamos de encenação, onde você prepara sua aula, escolhe métodos e depois de pronta, você irá treinar a aula antes de passar para os alunos e por último vai para a academia e faz a recepção dos alunos e passar as orientações iniciais. A outra área e a que chamamos de atuação (durante a aula), cumprimentar o grupo e informar seu nome, receber os alunos novos, chama-los pelos nomes os alunos durante a aula e transmitir o conteúdo que você quer dar na aula, manter a qualidade técnica da aula e a motivação dos alunos do início ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com