TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica de Academia

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

Refletindo sobre o conceito dos métodos de ginastica coletiva podemos chegar a conclusão que:

No método Francês segundo Carvalho (2009), o objetivo do método francês era ter o cuidado em elevar a um grau superior a perfeição motora, levando em conta as proporções anatomofisiológicas e realçando sempre a capacidade de atingir com intensidade as capacitações físicas mais utilizadas em todos os meios da vida cotidiana, com foco na economia de energia, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica, além dar mais importância às aptidões por meio dos exercícios naturais, recusando os artificiais. Era voltado para a o bom funcionamento das funções do dia a dia dos indivíduos, trazendo um aumentando considerável a resistência desses por meio de exercícios, para conseguindo assim que o trabalho e as atividades habituais fossem menos exaustivos.

Segundo Guimarães (2007), em resumo era formado por um conjunto de exercícios com movimentos conduzidos, no qual a contração muscular prolongada agia continuadamente durante a amplitude do movimento. Os exercícios eram classificados em: 1) jogos; 2) evoluções; 3) flexionamentos; 4) movimentos mímicos educativos; 5) desportos individuais e coletivos. Esse método em discursão teve sua inspiração no Método Natural de Hébert, do qual resultou o Regulamento Geral da Educação Física adotado pelo exército francês.

No método Sueco segundo Carvalho (2009), os estudiosos tinham a preocupação de uma educação física para a higiene corretiva, incorporando assim exercícios racionais visando um combinado de exercícios analíticos, racionais, simples e localizados com propriedades pedagógica, militar, medica e estética.

Tinha como objetivo o desenvolvimento do corpo humano através de exercícios racionais, começando sempre dos mais simples para os mais complexos, e com isso aperfeiçoando além do físico, aptidões racionais e pedagógicas, e ao mesmo tempo rígidas com a influência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais (MALTA, 1998).

No método Alemão a ginástica era executada como caráter pedagógico e de formação moral e disciplinar, era praticada em aparelhos sempre em contato com a natureza. Houve também a inclusão de aparelhos portáteis na ginástica, e um grande improviso na atividade corporal, de valorização do rítmico e de contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009).

Esse método destacou-se pela inclusão de aparelhos aos exercícios, modificando o jeito dos outros métodos, que só utilizavam o corpo.

Segundo Carvalho (2009), Já no método Calistênico baseou-se em uma inspiração no método sueco, a calistênia manifestava-se em favor de uma formação de um conjunto de exercícios com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, que se executavam ao som da música na qual homens, mulheres e crianças podiam praticá-la sem que fossem ginastas. Na pratica era executado com aparelhos leves ou à mão livre, com o intuito de trabalhar grandes massas musculares objetivando manter boa atitude, possibilitando assim um perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos. Nos EUA foi usado inicialmente como ginastica feminina, mais a frente foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com