TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica de Academia

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PORTFOLIO

GINASTICA DE ACADEMIA

Curitiba 2018

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Refletir sobre o breve histórico da ginástica.

• Conhecer a evolução das aulas em grupo.

• Identificar os principais métodos de Ginástica Coletiva.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

Método Francês

O método era formado por um conjunto de exercí¬cios com movimentos dirigidos, no qual a contração muscu¬lar prolongada agia continuadamente durante a amplitude do movimento.

O método francês preocupava-se com o aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anatomofisiológicas, dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, ou seja, na economia de energia, no desenvolvimento físico in¬tegral, no aumento da resistência orgânica, além de valorizar ap¬tidões por meio dos exercícios naturais, repudiando os artificiais (CARVALHO, 2009).

O método francês era pensado para a manutenção das funções diárias do indivíduo, aumentando a resistência por meio de exercícios, para que o dia de trabalho e as atividades rotineiras fossem menos cansativos.

Método Sueco

O método sueco formava, além do físico, aptidões ra¬cionais e pedagógicas, entretanto rígidas, com a in¬fluência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.

Seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo dos mais simples para os mais complexos (MALTA, 1998).

Método Alemão

Na Alemanha, o método de ginástica era executado em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter peda¬gógico, de formação moral e disciplinar. Houve também a intro¬dução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na ativi¬dade corporal, a valorização do ritmo e o contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009).

Diferente dos outros , o método Alemão tem destaque devido a introdução de aparelhos nos exercícios, diferentes dos outros métodos, que somente utiliza o corpo.

Método Calistênico

O método era formado por um conjunto de exercícios executados com música, com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas. Era praticado com aparelhos leves ou à mão livre, visando grandes massas musculares, com o objetivo de manter boa atitude e permitir o perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos, a dife¬rença deste método está nos exercícios ritmados e na utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com